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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato-
dc.contributor.authorSILVA, Jaqueline Maria da-
dc.date.accessioned2019-12-05T18:55:21Z-
dc.date.available2019-12-05T18:55:21Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationSILVA, Jaqueline Maria da. A utilização de materiais didáticos como recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem da matemática para alunos com deficiência visual. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35478-
dc.description.abstractO presente trabalho decorre de uma investigação sobre a atuação do professor de Matemática, que trabalha com alunos com deficiência visual. Apresentamos como inquietação: saber como professores elaboram propostas de utilização de materiais didáticos para inclusão de alunos com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem de matemática. A partir dessa inquietação traçamos como objetivo geral, analisar como os professores elaboram propostas a partir de materiais didáticos que incluam os alunos com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem de matemática, tendo como específicos, identificar quais materiais didáticos os professores trabalham no momento das aulas e destes quais são elaborados por eles; categorizar o tipo de material elaborado e sua relação com os conceitos matemáticos a serem ensinados e aprendidos; refletir a perspectiva de inclusão escolar presente nas propostas utilizadas pelos professores. Nesse movimento, foi possível refletir os desafios de promover a inclusão no ambiente escolar, no processo de ensino e aprendizagem, na disciplina de Matemática. A pesquisa foi qualitativa (MINAYO, 2007) e, diante dos critérios definidos para a pesquisa, o campo de investigação foi uma escola da rede municipal de Caruaru, em uma sala de aula e um docente. A metodologia foi realizada através de observações e entrevista semiestruturada, os dados produzidos na entrevista foram tratados a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados da pesquisa refletem a dificuldade que os docentes têm em promover a inclusão para alunos com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem de matemática.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especial – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectEducação inclusiva – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectDistúrbios da visão – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMaterial didático – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectPrática de ensino – Caruaru (PE)pt_BR
dc.titleA utilização de materiais didáticos como recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem da matemática para alunos com deficiência visualpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5208444914921658pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2283602616022619pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe present study stems from an investigation about the performance of the Mathematics teacher, who works with students with visual impairment. Our restlessnes: to know how teachers elaborate proposals for the use of didactic materials to include students with visual impairment in the process of teaching and learning of mathematics. As from this restlessness we delineate as a general objective to analyze how the teachers elaborate proposals from didactic materials that include the students with visual deficiency in the process of teaching and learning of mathematics, having as specific, to identify which didactic materials the teachers work in the classrooms and of which they are elaborate for them; to categorize the type of material elaborated and its relation with the mathematical concepts to be taught and learned; reflect the perspective of school inclusion present in the proposals used by teachers. In this movement, it was possible to reflect the challenges of promoting inclusion in the school environment, in the teaching and learning process, in the Mathematics classes. The research was qualitative (MINAYO, 2007) and facing the criteria defined for the research the field of investigation was a municipal school of Caruaru, in a classroom and a teacher. The methodology was performed through observations and semi-structured interview, the data produced in the interview were treated from content analysis (BARDIN, 2011). The results of the research reflect the difficulty teachers have in promoting inclusion for students with visual impairment in the teaching and learning process of mathematics.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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