Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35491

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Lúcio Camara e-
dc.contributor.authorAQUINO, Ítalo Ruan Barbosa de-
dc.date.accessioned2019-12-05T19:24:16Z-
dc.date.available2019-12-05T19:24:16Z-
dc.date.issued2019-09-11-
dc.identifier.citationAQUINO, Ítalo Ruan Barbosa de. Proposição de um modelo matemático para localização de pontos de coleta de resíduos elétricos e eletroeletrônicos na cidade de Caruaru-PE. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35491-
dc.description.abstractEm face aos impactos ambientais produzidos pelo crescente aumento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletroeletrônicos (REEE) e à vigente gestão inadequada dos mesmos, este artigo propõe um modelo matemático para definir a melhor localização para instalação de pontos de coleta de REEE. O modelo integra a problemática da localização dos pontos de coleta com a roteirização dos veículos que realizarão o recolhimento. O objetivo é minimizar o custo do sistema logístico reverso com relação ao transporte, instalação, custo de oportunidade e distância entre os pontos e a demanda. O software Evolver 7.6 foi utilizado para resolução do modelo, executando-o em dois cenários-teste em um bairro da cidade de Caruaru – PE, com diferenças na disponibilidade de veículos, demanda e capacidade. No primeiro cenário, três veículos com pequena carga devem realizar a coleta em três pontos. O tempo de execução para este cenário foi de 33 minutos, aproximadamente. No segundo, um veículo com maior capacidade disponível deve efetuar a coleta em quatro pontos. Neste caso, o tempo de execução foi de aproximadamente 15 minutos. Os resultados obtidos mostram que o modelo matemático é adequado para resolver o problema. Assim, entende-se que o método proposto contribui para a literatura, haja vista a criticidade do cenário atual com relação à gestão de REEE.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectColeta seletiva de lixo - Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectGestão integrada de resíduos sólidos – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectCadeia de logística integrada - Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectControle de custo – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectAparelhos e materiais elétricos – Caruaru (PE)pt_BR
dc.titleProposição de um modelo matemático para localização de pontos de coleta de resíduos elétricos e eletroeletrônicos na cidade de Caruaru-PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9347433314826911pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9306977460682234pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAApt_BR
dc.description.abstractxDue to the environmental impacts produced by the increasing number Waste Electrical and Electronic Equipment (WEEE) and the current inadequate management of them, this paper proposes a mathematical model to define the best location for installation of WEEE collection points. The model integrates the problem of the location of the collection points with the routing of the vehicles that will perform the collection. The objective is to minimize the cost of the reverse logistics system in relation to transportation, installation, opportunity cost and distance from collection points to demand. Evolver 7.6 software was used as a computational tool to solve the model, which was performed in two test scenarios in a neighborhood of Caruaru - PE, with different vehicle availability, demand and capacity. Firstly, three vehicles with a low load should perform the collection in three points. The execution time for this scenario was approximately 33 minutes. Then, a vehicle with greater capacity available should collect in four points. In this case, the execution time was approximately 15 minutes. The results obtained show that the mathematical model is adequate to solve the problem. Thus, it is understood that the proposed method contributes to the literature, given the criticality of the current scenario in relation to WEEE management.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ítalo Ruan Barbosa de Aquino.pdf2,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons