Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35549

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGALLI, Joice Armani-
dc.contributor.authorTEIXEIRA, Ivana Siqueira-
dc.date.accessioned2019-12-06T19:38:17Z-
dc.date.available2019-12-06T19:38:17Z-
dc.date.issued2019-08-22-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Ivana Siqueira. A representação de atores sociais e a produção de conhecimento: para quem são feitos os livros didáticos de língua inglesa do PROLINFO?. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35549-
dc.description.abstractEsta pesquisa visa investigar o modo como a língua é concebida nos livros didáticos (LD) de Língua Inglesa (LI) do Programa de Línguas e Informática (PROLINFO), atentando para a relação desta concepção com o modo como os atores sociais são representados. Para tanto, iniciamos nosso trabalho buscando descrever os quatro volumes que compõem a coleção de LI do curso, considerando os parâmetros do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (QCERL) e sua relação com as cinco competências linguísticas: reading, listening, writing, speaking e intercultural. Partimos da hipótese de que o ensino de língua estrangeira (LE) é caracterizado por fazer parte de um espaço privilegiado em que questões de diversidade são amplamente contempladas, sendo a língua o primeiro indicador desse fato. Esta razão, portanto, é crucial na construção de uma representação de atores sociais que acomode as diversidades que compõem as distintas identidades e suas nuances. Nesse sentido, observamos, à luz da Teoria de Representação dos Atores sociais de Van Leeuwen (1997), o modo como estrangeiros, mulheres e negros foram representados ao longo dos quatro volumes, a fim de estabelecer uma conexão entre essas representações e a concepção de língua compartilhada pelo LD. Nosso embasamento teórico foi constituído com base nos estudos da Linguística Aplicada, considerando principalmente os escritos de Moita Lopes (1996), Celani (1998), Galli (2015) e Oliveira (2015); nos estudos acerca do LD em Bunzen (2005), Bunzen & Rojo (2005) e Kleiman (2013); na Análise Crítica do Discurso com Fairclough (2001), Van Dijk (2015), Resende & Ramalho (2014) e o já citado Van Leeuwen (1997). Após nossa análise, verificamos que, de modo geral, as representações dos atores socais em questão foram construídas de modo estereotipado, distanciando-se de uma perspectiva cuja premissa base é a diversidade. Esse fator, por sua vez, revelou uma concepção de língua homogênea e fechada e si mesma, desvinculada de seus aspectos culturais e ideológicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de língua inglesapt_BR
dc.subjectAnálise crítica do discursopt_BR
dc.subjectRepresentação de atores sociaispt_BR
dc.titleA representação de atores sociais e a produção de conhecimento : para quem são feitos os livros didáticos de língua inglesa do PROLINFO?pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9981973307285649pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3464471075438633pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to investigate the way language is conceived in the English Language (EL) textbooks of the Language and Informatics Program (PROLINFO), focusing on the relationship of this conception with the way social actors are represented. Therefore, we started our work trying to describe the four volumes that make up the EL collection, considering the parameters of the Common European Framework of Reference for Languages (QCERL) and their relationship to the five language skills: reading, listening, writing, speaking and intercultural. We start from the hypothesis that foreign language (FL) teaching is characterized by being part of a privileged space in which diversity issues are widely contemplated, with language being the first indicator of this fact. This reason, therefore, is crucial in the construction of a representation of social actors that accommodates the diversities that make up the different identities and their nuances. In this sense, we observe, in the light of Van Leeuwen's (1997) Theory of Representation of Social Actors, the way foreigners, women and black people were represented throughout the four volumes, in order to establish a connection between these representations and the conception of language shared by LD. Our theoretical basis was based on Applied Linguistics studies, considering mainly the writings of Moita Lopes (1996), Celani (1998), Galli (2015) and Oliveira (2015); the studies about LD in Bunzen (2005), Bunzen & Rojo (2005) and Kleiman (2013); in Critical Discourse Analysis with Fairclough (2001), Van Dijk (2015), Resende & Ramalho (2014) and the aforementioned Van Leeuwen (1997). Após nossa análise, verificamos que, de modo geral, as representações dos atores socais em questão foram construídas de modo estereotipado, distanciando-se de uma perspectiva cuja premissa base é a diversidade. This factor, in turn, revealed a conception of homogeneous and closed view of the language, detached from its cultural and ideological aspects.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ivana Siqueira Teixeira.pdf5,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons