Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35574
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SÁ, Ronice Maria Pereira Franco de | - |
dc.contributor.author | PACHECO, Rafaela Alves | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-10T17:27:07Z | - |
dc.date.available | 2019-12-10T17:27:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-29 | - |
dc.identifier.citation | PACHECO, Rafaela Alves. Sentir é saber: a produção de (re) existências do saber sensível no contexto de uma escola médica. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35574 | - |
dc.description.abstract | Tomando-se como disparador a relação entre saber sensível e educação médica, essa pesquisa direciona-se a analisar a experiência do Laboratório de Sensibilidades (Labsensi), espaço pedagógico do curso de medicina do Núcleo de Ciências da Vida, localizado em Caruaru-PE. Neste sentido, este trabalho deu vazão às seguintes questões que o nortearam: Qual o significado que os estudantes dão ao Labsensi? Como as atividades pedagógicas desenvolvidas no Labsensi se relacionam ao conceito de cientificidade? Como o Labsensi possibilita a inserção do saber sensível na formação médica? Trata-se de um estudo de caso, cujas fontes de evidências foram os portfólios auto avaliativos de um dos módulos temáticos e os registros narrativos da pesquisadora. Os estudos do corpus textual dos portfólios foram realizados com ajuda de tratamento automático de texto pelo software IRAMUTEQ, proporcionando a Classificação Hierárquica Descendente e análise fatorial de correspondência por intermédio da análise léxica, com integração argumentativa entre a narrativa do contexto de abertura dessa escola médica e a análise documental dos portfólios. Os resultados mostram mundos léxicos organizados em função, de um lado, do saber sensível, e de outro, do saber instrumental e apontam para seis eixos de construção de sentidos, aos moldes dos sentidos do corpo humano. Em relação à variável “sexo”, houve algumas diferenças estatísticas significativas, o que conota diferenças em relação às representações de gênero. Sobre a variável “uso de imagens no relato”, não foi identificada nenhuma diferença estatística significativa entre as evocações específicas. Para a variável “referência direta às atividades do Laboratório de Sensibilidades”, constatou-se algumas diferenças específicas. Revela-se estatisticamente uma proximidade entre o relato dos estudantes que fazem, em seus textos, alusão direta às atividades do Laboratório de Sensibilidades e o mundo léxico (subjetivo, abstrato e afetivo) do saber sensível. As evocações do estudantes evidenciam o Labsensi como espaço de conhecimento de si, do outro e do mundo, oportunizador de reflexões, insights e ampliação do olhar quanto à identidade e prática médica; cenário de experimentação a partir do corpo e da arte; locus de expressão do pensar-sentir propiciando empoderamento, resiliência, empatia e compartilhamento de valores ético-político-filosóficos entre os aprendizes de medicina. As descrições minuciosas das atividades pedagógicas realizadas permitiram aproximar os achados às categorias de cientificidade e saber sensível trabalhadas na teoria. Os resultados da Análise Fatorial de Correspondência permitiram também constatar e localizar os sujeitos tipicamente sensíveis e demonstrar a presença do saber sensível no mundo léxico dos aprendizes de medicina. O estudo apresenta elementos para se pensar os novos rumos necessários para a educação médica, inserindo corpo, arte, saúde, mito, ciência e filosofia, bem como aponta possibilidades de aproximação entre a sensibilidade e a medicina, desafio importante para a saúde do século XXI. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Medicina | pt_BR |
dc.subject | Educação Médica | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Sensibilidade | pt_BR |
dc.title | Sentir é saber : a produção de (re) existências do saber sensível no contexto de uma escola médica | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7333784067490472 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9706625918124718 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Saude Coletiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | Taking the relationship between sensory knowledge and medical education as a starter, this research is set to analyze the Laboratório de Sensibilidades (Labsensi - Laboratory of Sensitivities) experience, an educational space, situated in the city of Caruaru, State of Pernambuco. In that sense, this work has answered the following questions which have set its path: What is the importance given by students to Labsensi? How the activities that take place in Labsensi relate to the concept of scientificity? How Labsensi enables the insertion of sensory knowledge in medical education? This is a case study whose evidence sources were the self-evaluation portfolios from one of the thematic modules and the researcher’s narrative records. The portfolios’ text corpus study was done with the help of automatic text processing by the IRAMUTEQ software, providing Descending Hierarchical Classification and Correspondence Factor Analysis through lexical analysis, with argumentative integration between the description of that medical school creation context and the portfolios documental analysis. The results show lexical worlds organized towards, on one side, the sensory knowledge and, on the other, the instrumental knowledge, and point to six axes of the construction of meanings, in the shape of the human body’s meanings. Concerning the “sex” variable, there were some significant statistical differences that connote differences related to gender representation. On the “use of images in the account” variable, no significant statistical difference was identified between specific evocations. For the “direct reference to Laboratório de Sensibilidades activities” variable, some specific differences were found. Some proximity between the accounts by students that, in their texts, allude directly to the activities in Laboratório de Sensibilidades and the sensory knowledge’s lexical world (subjective, abstract, and attachment-related) is statistically revealed. The students’ evocations show Labsensi as a place for knowing the self, the other and the world; a setting of experimentation coming from the body and art; locus of expression of the think-feel, providing empowerment, resilience, empathy, and sharing of ethical political-philosophical values between the medical apprentices. The detailed description of educational activities allowed us to approximate the findings to the scientificity and sensory knowledge categories that were treated theoretically. The results of the Correspondence Factor Analysis also allowed to ascertain the typically sensitive subjects and show the presence of sensory knowledge in the lexical worldof medical apprentices. The study presents elements for thinking the necessary new directions of medical education, inserting body, art, health, myth, science, and philosophy, as well as points at approximation possibilities between sensitivity and medicine, an important challenge for the 21st century healthcare. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Saúde Coletiva |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rafaela Alves Pacheco.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons