Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3558

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMenezes Marques das Neves, André pt_BR
dc.contributor.authorTeofilo Alves, Vâniapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T16:31:59Z-
dc.date.available2014-06-12T16:31:59Z-
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationTeofilo Alves, Vânia; Menezes Marques das Neves, André. Aplicação do persona card game em design de jogos não eletrônicos e estamparia de camisetas. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3558-
dc.description.abstractEste trabalho teve como propósito específico testar o uso da metodologia Persona Card Game (PCG) fora do escopo para o qual foi desenvolvida inicialmente concepção de jogos digitais, como foi demonstrada nos experimentos iniciais do uso do PCG por Oliveira (2009), Malcher (2009) e Figueiredo Neto (2010). Partindo dos bons resultados demonstrados nessas pesquisas, foi traçada a meta para este de testar o PCG em outras áreas do design. Como primeiro passo, foi feita uma revisão tanto das metodologias de design quanto dos ramos do design para somente após escolher o design gráfico como segmento a ser testado com o PCG. Ainda nesta etapa, foi tomada a decisão de utilizar um meio-termo antes de testar o PCG com design gráfico. Este meio termo foi o design de jogos de tabuleiro que, embora teoricamente esteja dentro da área de design de jogos, apresenta peculiaridades semelhantes às do design gráfico. Com os bons resultados em design de jogos de tabuleiro, foi feito o experimento com design gráfico de estampas de camiseta. O que se pode perceber nos resultados de todos esses experimentos é que o PCG aparentemente pode ser utilizado em outras áreas do design sem perder suas características e propriedades. Todavia, a metodologia necessita ainda de mais testes tanto na parte acadêmica quanto de uma utilização contínua e prolongada na indústria para sedimentar-se em definitivopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPersona Card Gamept_BR
dc.subjectmetodologia de designpt_BR
dc.titleAplicação do persona card game em design de jogos não eletrônicos e estamparia de camisetaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9580_1.pdf10,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons