Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35677
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LINS, Isis Didier | - |
dc.contributor.author | ROSENBLUTH, Renato | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-11T21:23:02Z | - |
dc.date.available | 2019-12-11T21:23:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-31 | - |
dc.identifier.citation | Rosenbluth, Renato. Metodologia para gestão, renovação e análise de emissões de viaturas: estudo de caso na Polícia Federal. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35677 | - |
dc.description.abstract | A Polícia Federal está implementando uma política de substituição e renovação da sua frota de veículos com objetivo de minimizar seus custos e aumentar sua eficiência. Para tanto, este trabalho apresenta um diagnóstico da frota e quais parâmetros influenciam nos custos operacionais (de manutenção e abastecimento) dos veículos. Esse diagnóstico indica uma alta dispersão das variáveis consideradas para caracterização dos veículos (por exemplo, preço do combustível, qualidade das estradas, intensidade de uso, entre outras), o que configura a necessidade de classificar os estados brasileiros em grupos com características similares, por meio de análise de agrupamentos, para simplificar a gestão da frota e o planejamento de substituição dos veículos. Além disso, são mensurados os impactos ambientais e econômicos das emissões de gases poluentes dos veículos da instituição e, para cada grupo de estados, são obtidos os períodos de substituição que minimizam os custos equivalentes anuais. Ainda, a partir da definição dos melhores indicadores que representam a situação da frota, é realizada uma análise de componentes principais para ordenação dos veículos, com o propósito de identificar os que apresentam as piores condições dentro de cada grupo de estados visando à prioridade na substituição. Os resultados encontrados sugerem uma revisão da política de renovação de veículos planejada. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.subject | Modelo de substituição | pt_BR |
dc.subject | Custo equivalente anual | pt_BR |
dc.subject | Gestão de frota | pt_BR |
dc.subject | Emissões veiculares | pt_BR |
dc.title | Metodologia para gestão, renovação e análise de emissões de viaturas: estudo de caso na Polícia Federal | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9682948233663832 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5632602851077460 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Brazilian Federal Police is implementing a policy of replacing and renewing its fleet of vehicles in order to minimize costs and increase efficiency. For this, this work presents a diagnosis of the fleet and which parameters influence the expenses with maintenance and operation of the vehicles. This diagnosis indicates a high dispersion of the data of the vehicles configuring the necessity of a division of the states into groups with similar characteristics (fuel price, road quality and intensity of use, among others) to simplify the planning. In addition, the equipment replacement period that minimizes annual equivalent costs and the environmental and economic impacts of emissions of pollutant gases from the institution's vehicles is measured. Finally, through the definition of the best indicators that represent the situation of the fleet, an ordering method is presented that prioritizes the vehicles with the worst conditions within each group of states aiming at replacing those with higher scores. The findings suggest a review of the planned vehicle replacement policy. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Renato Rosenbluth.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons