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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLINS, Isis Didier-
dc.contributor.authorROSENBLUTH, Renato-
dc.date.accessioned2019-12-11T21:23:02Z-
dc.date.available2019-12-11T21:23:02Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.citationRosenbluth, Renato. Metodologia para gestão, renovação e análise de emissões de viaturas: estudo de caso na Polícia Federal. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35677-
dc.description.abstractA Polícia Federal está implementando uma política de substituição e renovação da sua frota de veículos com objetivo de minimizar seus custos e aumentar sua eficiência. Para tanto, este trabalho apresenta um diagnóstico da frota e quais parâmetros influenciam nos custos operacionais (de manutenção e abastecimento) dos veículos. Esse diagnóstico indica uma alta dispersão das variáveis consideradas para caracterização dos veículos (por exemplo, preço do combustível, qualidade das estradas, intensidade de uso, entre outras), o que configura a necessidade de classificar os estados brasileiros em grupos com características similares, por meio de análise de agrupamentos, para simplificar a gestão da frota e o planejamento de substituição dos veículos. Além disso, são mensurados os impactos ambientais e econômicos das emissões de gases poluentes dos veículos da instituição e, para cada grupo de estados, são obtidos os períodos de substituição que minimizam os custos equivalentes anuais. Ainda, a partir da definição dos melhores indicadores que representam a situação da frota, é realizada uma análise de componentes principais para ordenação dos veículos, com o propósito de identificar os que apresentam as piores condições dentro de cada grupo de estados visando à prioridade na substituição. Os resultados encontrados sugerem uma revisão da política de renovação de veículos planejada.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectModelo de substituiçãopt_BR
dc.subjectCusto equivalente anualpt_BR
dc.subjectGestão de frotapt_BR
dc.subjectEmissões veicularespt_BR
dc.titleMetodologia para gestão, renovação e análise de emissões de viaturas: estudo de caso na Polícia Federalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9682948233663832pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5632602851077460pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.description.abstractxThe Brazilian Federal Police is implementing a policy of replacing and renewing its fleet of vehicles in order to minimize costs and increase efficiency. For this, this work presents a diagnosis of the fleet and which parameters influence the expenses with maintenance and operation of the vehicles. This diagnosis indicates a high dispersion of the data of the vehicles configuring the necessity of a division of the states into groups with similar characteristics (fuel price, road quality and intensity of use, among others) to simplify the planning. In addition, the equipment replacement period that minimizes annual equivalent costs and the environmental and economic impacts of emissions of pollutant gases from the institution's vehicles is measured. Finally, through the definition of the best indicators that represent the situation of the fleet, an ordering method is presented that prioritizes the vehicles with the worst conditions within each group of states aiming at replacing those with higher scores. The findings suggest a review of the planned vehicle replacement policy.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção

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