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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35693

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Título: Ensino de História e letramento na EJA : costurando o conceito de trabalho com estudantes-operários do pólo das confecções do Agreste
Autor(es): FRANÇA, Lucélia Silva de Sales
Palavras-chave: História – Estudo e ensino; Educação de jovens e adultos; Aprendizagem; Letramento; Trabalho
Data do documento: 25-Jan-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FRANÇA, Lucélia Silva de Sales. Ensino de História e letramento na EJA: costurando o conceito de trabalho com estudantes-operários do pólo das confecções do Agreste. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: O presente estudo tem como tema o encontro entre o ensino de História e as práticas de letramento envolvidas no processo de ensinar e aprender sobre o mundo do trabalho. Adentrando na especificidade da pesquisa, nosso objetivo foi compreender a relação entre as práticas de letramento de estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos e suas aprendizagens sobre o conceito de trabalho e o mundo do trabalho em aulas de História. Para isso, realizamos uma pesquisa da modalidade participante, cuja metodologia foi coletar e analisar, através de um questionário, dados referentes à concepção dos estudantes com relação às aulas de História, às suas práticas de letramento e à sua relação com o trabalho, para, posteriormente, elaborar uma sequência didática com o tema “Historicidade do conceito de trabalho”. A questão que orientou o estudo foi: qual a relação entre as práticas de letramento de estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos e suas aprendizagens sobre o conceito de trabalho e o mundo do trabalho? Na busca por respostas, nosso referencial teórico incluiu categorias como história local, trabalho, Educação de Jovens e Adultos e letramento, pensadas a partir dos escritos de Ciampi (2007), Gonçalves (2007), Samuel (1990), Braverman (1974), Marx (2001), Frigotto (2005), Harvey (1993), Kleiman (1998), Soares (1999), Arroyo (2017), entre outros. A análise dos dados revelou a necessidade de um trabalho pedagógico que priorizasse a problematização dos conceitos relacionados ao mundo do trabalho, haja vista a maioria da turma ser formada por operários do polo de confecções do Agreste de PE, e a criação de possibilidades diversas de letramento por meio da aprendizagem desse conteúdo histórico trabalhado. Dessa forma, foi elaborada uma sequência didática com estes objetivos para ser apresentada como produto final desta pesquisa e ser disponibilizada como proposição didática para outros professores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35693
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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