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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barretopt_BR
dc.contributor.authorMONTEIRO, Maria Carolina Maiapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T16:32:06Z
dc.date.available2014-06-12T16:32:06Z
dc.date.issued2012-02-29pt_BR
dc.identifier.citationCarolina Maia Monteiro, Maria; Romero Botelho Barreto Campello, Silvio. Passeio em Brasília Teimosa: o jogo como ferramenta para construção de identidades. 2012. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3578
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga as contribuições dos jogos de tabuleiro na definição de identidades e sentimentos de pertencimento referentes ao local de moradia. Apresenta considerações teóricas sobre o papel do jogo e do lúdico no desenvolvimento de crianças e adolescentes, a partir das discussões de Lev Semenovich Vygostky e Johan Huizinga, e segue para o desenvolvimento de uma ferramenta de Design da Informação um jogo de tabuleiro ambientado no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. O artefato foi configurado para revelar e estimular a preservação dos patrimônios material e imaterial do bairro, como forma de reforçar os conteúdos disponíveis sobre o local que foi a primeira ocupação urbana do Recife e que tem uma história de organização social única na capital pernambucana. O quanto desta história já estava presente na memória coletiva das crianças e adolescentes do bairro foi apreendido através de uma ferramenta metodológica vinculada à Teoria das Representações Sociais, formulada por Serge Moscovici. Em seguida, tentou-se avaliar o impacto do uso do jogo no quadro geral de representações sobre o bairro com um grupo de sujeitos na faixa etária entre 11 e 14 anos. As conclusões apontam para a possibilidade de que o uso de um artefato feito sob medida para uma realidade local consiga acessar o campo das representações já compartilhadas entre os grupos de moradores, havendo indícios também de contribuição nos processos de ensino e aprendizagem de conteúdos, tanto os que foram oferecidos pela ferramenta quanto os já trabalhados em sala de aula ou no convívio familiarpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeoria das Representações Sociaispt_BR
dc.subjectArtefatos educacionaispt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectDesign da Informaçãopt_BR
dc.titlePasseio em Brasília Teimosa: o jogo como ferramenta para construção de identidadespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

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