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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3578
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto | pt_BR |
dc.contributor.author | MONTEIRO, Maria Carolina Maia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T16:32:06Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T16:32:06Z | |
dc.date.issued | 2012-02-29 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Carolina Maia Monteiro, Maria; Romero Botelho Barreto Campello, Silvio. Passeio em Brasília Teimosa: o jogo como ferramenta para construção de identidades. 2012. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3578 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga as contribuições dos jogos de tabuleiro na definição de identidades e sentimentos de pertencimento referentes ao local de moradia. Apresenta considerações teóricas sobre o papel do jogo e do lúdico no desenvolvimento de crianças e adolescentes, a partir das discussões de Lev Semenovich Vygostky e Johan Huizinga, e segue para o desenvolvimento de uma ferramenta de Design da Informação um jogo de tabuleiro ambientado no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. O artefato foi configurado para revelar e estimular a preservação dos patrimônios material e imaterial do bairro, como forma de reforçar os conteúdos disponíveis sobre o local que foi a primeira ocupação urbana do Recife e que tem uma história de organização social única na capital pernambucana. O quanto desta história já estava presente na memória coletiva das crianças e adolescentes do bairro foi apreendido através de uma ferramenta metodológica vinculada à Teoria das Representações Sociais, formulada por Serge Moscovici. Em seguida, tentou-se avaliar o impacto do uso do jogo no quadro geral de representações sobre o bairro com um grupo de sujeitos na faixa etária entre 11 e 14 anos. As conclusões apontam para a possibilidade de que o uso de um artefato feito sob medida para uma realidade local consiga acessar o campo das representações já compartilhadas entre os grupos de moradores, havendo indícios também de contribuição nos processos de ensino e aprendizagem de conteúdos, tanto os que foram oferecidos pela ferramenta quanto os já trabalhados em sala de aula ou no convívio familiar | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Teoria das Representações Sociais | pt_BR |
dc.subject | Artefatos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Design da Informação | pt_BR |
dc.title | Passeio em Brasília Teimosa: o jogo como ferramenta para construção de identidades | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Design |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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arquivo9642_1.pdf | 3,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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