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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35864

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Fabio Queda Bueno da-
dc.contributor.authorSILVA, Nadja Medeiros Justino da-
dc.date.accessioned2019-12-18T19:48:27Z-
dc.date.available2019-12-18T19:48:27Z-
dc.date.issued2019-09-13-
dc.identifier.citationSILVA, Nadja Medeiros Justino da. Uma teoria sobre conflito em equipes presenciais de desenvolvimento de software. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35864-
dc.description.abstractO conflito pode ocorrer em diferentes níveis da organização e é definido como uma divergência de princípios, aspirações e perspectivas, que dão origem a tensões percebidas por pelo menos um integrante do grupo que busca os mesmos objetivos, ou ainda como resultado de comportamentos incompatíveis entre os integrantes da equipe. Na literatura, são descritos três tipos já consolidados: o conflito de tarefa que representa uma tomada de consciência das diferenças de pontos de vista a respeito das tarefas do grupo, e inclui comportamentos, como discutir as vantagens devido a escolhas alternativas de ação que se adéquam com as decisões do grupo; o de relacionamento que acontece quando há incompatibilidades interpessoais entre integrantes do grupo, e normalmente inclui tensão, animosidade e irritação; e o de processo que trata da realização da tarefa, de como proceder na unidade de trabalho e saber quem é responsável porquê e como as coisas devem ser desenvolvidas. Também foram apresentadas evidências da existência de variáveis que moderam os efeitos na relação do conflito com os resultados do trabalho, e que essa influência pode variar diante da natureza do trabalho. A despeito das características prática e teórica do tema, os estudos sobre conflito em equipes presenciais de software ainda são escassos e inconclusivos quanto à tipologia de conflitos, seus antecedentes e consequentes. O objetivo é construir um modelo que descreva e explique a dinâmica do conflito intragrupo na prática do desenvolvimento de software. Para isso nos propusemos a responder a pergunta: Quais são os benefícios e efeitos negativos do conflito intragrupo na prática do desenvolvimento de software nas organizações? Foi realizado um estudo de natureza qualitativa, estruturada em ciclos que compreendem as etapas: (1) realização de uma revisão sistemática de literatura para descrever o estado atual da pesquisa sobre o conflito em equipes presenciais de desenvolvimento na Engenharia de Software; (2) A realização de um Estudo de Caso para obter as causas e consequências do conflito em equipes presenciais de desenvolvimento na Engenharia de Software. Ao final desta pesquisa foi elaborado um modelo preditivo que descreve os benefícios e efeitos negativos do conflito intragrupo na prática do desenvolvimento de software nas organizações; a caracterização dos tipos de conflito intragrupo que são encontrados em equipes presenciais de software na prática das organizações; a identificação dos fatores moderadores dos efeitos de cada tipo de conflito intragrupo no desenvolvimento de software; e a descrição e avaliação de técnicas de design do trabalho que podem ser utilizadas para atenuar os efeitos negativos e aumentar os benefícios de cada tipo de conflito intragrupo no desenvolvimento de software. Esta pesquisa apresentou resultados que descrevem o conflito como um fenômeno que pode trazer consequências benéficas para o desempenho, dinâmicas e satisfação dos membros das equipes. Foram apresentadas evidências relevantes e resultados significativos para serem utilizados como suporte para novas pesquisas, e principalmente para guiar engenheiros de software da área no uso prático desta técnica gerencial.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAspectos Humanos na Engenharia de Softwarept_BR
dc.subjectConflitopt_BR
dc.subjectEquipes de Softwarept_BR
dc.subjectEngenharia de Softwarept_BR
dc.titleUma teoria sobre conflito em equipes presenciais de desenvolvimento de softwarept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9279567760197018pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6381755382123529pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxConflict can occur at different organizational levels, and is defined as a divergence of principles, aspirations and perspectives that are the source of tensions perceived by at least one member of the group that pursues the same goals, or as a result of incompatible behavior among team members. In the literature, we find three already consolidated types: task conflict represents an awareness of different points of view regarding group tasks, and includes behaviors, such as discussing advantages due to alternative choices of action that fits the group’s decisions; relationship conflict happens when there are interpersonal incompatibilities between group members, and usually includes tension, animosity and irritation; and process conflict that deals with the accomplishment of the task, how to proceed in the work unit, and who is responsible for what and how things should be developed. We also found evidence of the existence of variables that moderate the relationship of conflict with work results, and that this influence may vary according to the nature of the work. Despite the practical and theoretical characteristics of the subject, the studies about conflict in software teams are still scarce and inconclusive as to the typology of conflicts, their antecedents and consequents. The objective was to construct a model that describes and explains intra-group conflict dynamics in software development practice. Specifically, we aim to answer the following research question: What are the benefits and negative effects of intragroup conflict in software development practice in organizations? It was carried out a qualitative study, structured in cycles that include the following steps: (1) a systematic review of literature to describe the current research state on conflict in co-located development teams in Software Engineering; (2) Conducting a Case Study to obtain the causes and consequences of conflict in development teams in Software Engineering. At the end of this research, a predictive model was developed that describes the benefits and negative effects of intra-group conflict in software development practice in organizations; the characterization of intra-group conflict types that are found in software teams in organizational practice; the identification of moderators of each type of intra-group conflict in software development; and the description and evaluation of work design techniques that can be used to mitigate the negative effects and increase the benefits of each type of intra-group conflict in software development. This research presented results that describes conflict as a phenomenon that can bring beneficial consequences to performance, dynamics, and satisfaction of team members. Relevant evidence and significant results were presented to be used as support for new research, and mainly to guide professionals of this area in the practical use of this managerial technique.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Ciência da Computação

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