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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35880
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CARREIRO, Rodrigo Octávio d’Azevedo | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Adelina Pontual | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-06T17:56:45Z | - |
dc.date.available | 2020-01-06T17:56:45Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-21 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Adelina Pontual. Continuidade cinematográfica e narrativas contemporâneas. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35880 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação se propõe a investigar qual o papel do continuísta no cinema contemporâneo. Tendo o sistema de continuidade surgido junto com as bases que sedimentaram o paradigma do cinema clássico, de que maneira essas normas ainda podem ser observadas nos filmes realizados nos dias de hoje? Suas diretrizes estariam fadadas ao desaparecimento? Nossa hipótese é a de que, ao lado de todas as transformações que acompanharam o desenvolvimento da linguagem cinematográfica ao longo dos anos, o papel do continuísta também tenha passado por transformações. Assim, sua função não mais se restringiria a garantir que determinadas normas clássicas de linguagem sejam cumpridas para que a montagem do filme flua de maneira “invisível”, mas sim, assegurar coerência e coesão à obra, independente da opção estética-narrativa do realizador. No intuito de responder a nossas indagações, fazemos um breve percurso pela história do cinema, buscando mostrar como se deu o surgimento do sistema de continuidade, bem como as obras e ciclos que se propuseram a romper com esses padrões ao longo desta trajetória. Em seguida, nos dedicamos a esmiuçar quais as atribuições de um continuísta nos dias de hoje. Por último, analisamos o trabalho de dois realizadores pernambucanos que possuem diferentes visões a respeito do papel da continuidade em sua obra: Hilton Lacerda e Marcelo Gomes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Continuidade | pt_BR |
dc.subject | Linguagem Cinematográfica | pt_BR |
dc.subject | Montagem | pt_BR |
dc.title | Continuidade cinematográfica e narrativas contemporâneas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4683003041769146 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0263456536361820 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation aims to investigate the role of the script supervisor in contemporary cinema. Since the continuity system emerged along with the foundations that solidified the classic cinema paradigm, how can these norms still be observed in today's films? Would these guidelines be doomed to disappear? Our hypothesis is that, alongside all the transformations that have accompanied the development of film language over the years, the script supervisor´s role has also undergone transformations. Thus, his or her function would no longer be restricted to ensuring that certain classical norms of language are fulfilled in a way that the montage of a film flows in an “invisible” manner, but to ensure coherence and cohesion to the work, regardless of the filmmaker’s aesthetic-narrative option. In order to answer our questions, we make a brief journey through the history of cinema, attempting to show how the continuity system emerged also observing how works and cycles were proposed to break with various patterns along this trajectory. Then, we scrutinize the attributions of a script supervisor nowadays. Finally, we analyse the work of two Pernambucan directors who have different views on the role of continuity in their work: Hilton Lacerda and Marcelo Gomes. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Adelina Pontual Ferreira.pdf | 10,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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