Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35880

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARREIRO, Rodrigo Octávio d’Azevedo-
dc.contributor.authorFERREIRA, Adelina Pontual-
dc.date.accessioned2020-01-06T17:56:45Z-
dc.date.available2020-01-06T17:56:45Z-
dc.date.issued2019-08-21-
dc.identifier.citationFERREIRA, Adelina Pontual. Continuidade cinematográfica e narrativas contemporâneas. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35880-
dc.description.abstractEsta dissertação se propõe a investigar qual o papel do continuísta no cinema contemporâneo. Tendo o sistema de continuidade surgido junto com as bases que sedimentaram o paradigma do cinema clássico, de que maneira essas normas ainda podem ser observadas nos filmes realizados nos dias de hoje? Suas diretrizes estariam fadadas ao desaparecimento? Nossa hipótese é a de que, ao lado de todas as transformações que acompanharam o desenvolvimento da linguagem cinematográfica ao longo dos anos, o papel do continuísta também tenha passado por transformações. Assim, sua função não mais se restringiria a garantir que determinadas normas clássicas de linguagem sejam cumpridas para que a montagem do filme flua de maneira “invisível”, mas sim, assegurar coerência e coesão à obra, independente da opção estética-narrativa do realizador. No intuito de responder a nossas indagações, fazemos um breve percurso pela história do cinema, buscando mostrar como se deu o surgimento do sistema de continuidade, bem como as obras e ciclos que se propuseram a romper com esses padrões ao longo desta trajetória. Em seguida, nos dedicamos a esmiuçar quais as atribuições de um continuísta nos dias de hoje. Por último, analisamos o trabalho de dois realizadores pernambucanos que possuem diferentes visões a respeito do papel da continuidade em sua obra: Hilton Lacerda e Marcelo Gomes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectContinuidadept_BR
dc.subjectLinguagem Cinematográficapt_BR
dc.subjectMontagempt_BR
dc.titleContinuidade cinematográfica e narrativas contemporâneaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4683003041769146pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0263456536361820pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation aims to investigate the role of the script supervisor in contemporary cinema. Since the continuity system emerged along with the foundations that solidified the classic cinema paradigm, how can these norms still be observed in today's films? Would these guidelines be doomed to disappear? Our hypothesis is that, alongside all the transformations that have accompanied the development of film language over the years, the script supervisor´s role has also undergone transformations. Thus, his or her function would no longer be restricted to ensuring that certain classical norms of language are fulfilled in a way that the montage of a film flows in an “invisible” manner, but to ensure coherence and cohesion to the work, regardless of the filmmaker’s aesthetic-narrative option. In order to answer our questions, we make a brief journey through the history of cinema, attempting to show how the continuity system emerged also observing how works and cycles were proposed to break with various patterns along this trajectory. Then, we scrutinize the attributions of a script supervisor nowadays. Finally, we analyse the work of two Pernambucan directors who have different views on the role of continuity in their work: Hilton Lacerda and Marcelo Gomes.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Adelina Pontual Ferreira.pdf10,26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons