Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35987

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOUTINHO, Solange Galvão-
dc.contributor.authorFREIRE, Verônica Emilia Campos-
dc.date.accessioned2020-01-15T16:11:34Z-
dc.date.available2020-01-15T16:11:34Z-
dc.date.issued2019-08-05-
dc.identifier.citationFREIRE, Verônica Emilia Campos. Ilustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa: um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLD. 2019. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35987-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem o propósito de investigar o tratamento dado às ilustrações relacionadas a vocabulário, presentes nos livros didáticos infantis de Português, por meio das atividades de ilustradores; escritores/autores de livros didáticos de Língua Portuguesa; e avaliadores do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Por ser o livro didático impresso um artefato mediador da aprendizagem, esta investigação se deu à luz da Teoria da Atividade, considerando as atividades de trabalho destes três agentes envolvidos na criação (ilustradores), produção (escritores/autores) e avaliação (avaliadores) deste artefato e suas ilustrações, na aquisição de vocabulário por crianças do 3º ano do ensino fundamental brasileiro. Os resultados apontam que estes problemas acontecem devido a falta informações repassadas do escritor/autor para o ilustrador na etapa do briefing; a escolhas de palavras associadas a conceitos abstratos, por parte do escritor/autor; e por não estarem previstos nas avaliações do PNLD critérios específicos e mais direcionados para imagens utilizadas nos livros didáticos de Português que englobem a sua representação gráfica; o seu conteúdo informacional; e a associação palavra-ilustração que respeite o repertório de crianças em fase de alfabetização e letramento. Com estes problemas identificados e as suas ocorrências mapeadas através das três atividades estudados, foram propostas como solução, recomendações e verificações heurísticas que possam ser utilizadas por cada um destes três agentes em suas atividades e que possam ser inseridas e consideradas nas avaliações do PNLD.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIlustraçãopt_BR
dc.subjectVocabuláriopt_BR
dc.subjectLivro didático infantilpt_BR
dc.subjectTeoria da atividadept_BR
dc.subjectDesign da informaçãopt_BR
dc.titleIlustração e vocabulário no livro didático infantil de Língua Portuguesa : um olhar sobre as atividades de ilustradores, escritores/autores e avaliadores do PNLDpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8400901894699139pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9487486919525854pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis research has the purpose of investigating the treatment given to the illustrations related to vocabulary, present in the children's textbooks of Portuguese, through the activities of illustrators; writers/authors of Portuguese language textbooks; and evaluators of the National Book and Teaching Material Program (PNLD). Because the printed textbook is an artifact mediator of learning, this research was carried out in the light of the Theory of Activity, considering the work activities of these three agents involved in the creation (illustrators), production (writers/authors) and evaluation (evaluators) of this artifact and its illustrations, in the acquisition of vocabulary by children of the 3rd year of Brazilian elementary education. The results point out that these problems happen due to lack of information passed from the writer / author to the illustrator at the briefing stage; the choice of words associated with abstract concepts by the writer / author; and because the PNLD assessments are not specific and more focused criteria for images used in Portuguese textbooks that include their graphic representation; its information content; and the word-illustration association that respects the repertoire of young children. With these problems identified and their occurrences mapped through the three activities studied, were proposed as a solution, recommendations and heuristic checks that could be used by each of these three agents in their activities were proposed and could be inserted and considered in the PNLD evaluations.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Verônica Emilia Campos Freire.pdf10,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons