Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36078
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa | - |
dc.contributor.author | LIMA, Ana Paula Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-17T13:47:21Z | - |
dc.date.available | 2020-01-17T13:47:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-26 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Ana Paula Barbosa de. Ações colaborativas em uma comunidade de prática e o fortalecimento de conhecimentos docentes de professores de matemática. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36078 | - |
dc.description.abstract | Este estudo teve por objetivo investigar como ações colaborativas, incentivadas em documentos institucionais de uma Comunidade de Prática (CoP) escolar e vivenciadas pelo grupo de professores de Matemática da mesma, mobilizam, promovem a reflexão e fortalecem diferentes conhecimentos docentes, referentes ao ensino e à aprendizagem da Matemática na Educação Básica, e como o fortalecimento desses conhecimentos promove mais ações colaborativas entre os membros dessa Comunidade de Prática. Objetivou-se, também, caracterizar o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp-UFPE) como uma CoP; verificar se há, e como se dá, o incentivo ao engajamento mútuo, ao empreendimento articulado e ao repertório compartilhado nos documentos institucionais do CAp-UFPE e como estas ações se fazem presentes na prática de professores de Matemática. Este estudo fundamenta-se articuladamente na conceitualização de CoP; nas definições de ações características do trabalho colaborativo; e nos pressupostos sobre conhecimentos docentes para o ensino da Matemática. Foram analisados os documentos institucionais que regem e normatizam o funcionamento do CAp-UFPE, observações em diferentes momentos em que os professores de Matemática estavam presentes e aulas de Combinatória, além de entrevistas com os professores de Matemática em exercício docente. A partir da análise dos documentos institucionais, foi possível identificar diversos incentivos a ações colaborativas que remetem às dimensões estruturantes da prática de uma comunidade, que definem o CAp-UFPE como sendo uma CoP. Os resultados apontam, ainda, que a mobilização dessas ações no contexto e na prática dos professores de Matemática evidencia diferentes protagonismos dos professores a partir das diferentes funções desempenhadas – funções estas, que requerem confiança entre os membros, uma vez que estes professores assumem posições de representantes dos demais professores. Para o alcance de objetivos em comum em uma CoP, práticas adequadas se fazem necessárias – com participações coletivas, e embasadas pela negociação, diálogo e mutualidade entre os membros. Estas ações, em conjunto, propiciam aos professores de uma CoP o fortalecimento de diferentes conhecimentos docentes e, estes por sua vez, uma vez fortalecidos, promovem, na comunidade, ainda mais ações colaborativas entre seus membros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Comunidades de prática | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Ações colaborativas em uma comunidade de prática e o fortalecimento de conhecimentos docentes de professores de matemática | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | OLIVEIRA, Hélia Margarida Aparício Pintão de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5722655710803641 ID Lattes: 5722655710803641 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6244946561746497 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to investigate how collaborative actions, encouraged in institutional documents of a Practice Community school (CoP) and experienced by its group of mathematics teachers mobilize, promote the reflection and reinforce the different teacher’s knowledge, related to the teaching and learning of Mathematics in Basic Education, and how the reinforcement of this knowledge promotes more collaborative actions among this Practice Community members. We also aimed to characterize the Colégio de Aplicação of the Federal University of Pernambuco (CAp-UFPE) as a CoP; verifying if there is, and how occurs the promotion to the mutual engagement, to the joint enterprise and to the shared repertoire in the CAp-UFPE institutional documents and how these actions are actual in the Mathematics teachers practice. This study is based on the conceptualization of the CoP; in the definition of the characteristic actions of collaborative work; and the assumptions related to the teacher’s knowledge for the Mathematics teaching. The institutional documents that conduct and regulate the CAp-UFPE functioning, the observations at different moments in which Mathematics teachers were present and Combinatorics classes, as well as the interviews with the Mathematics teachers in professional practice were analyzed. With the institutional document analysis, it was possible identify several motivations to collaborative actions that refer to the structuring dimensions of the community practice, which define the CAp-UFPE as a CoP. The results also point out that the mobilizations of these actions in the context and practice of Mathematics teachers highlight different teachers’ relevance from different performed functions – that require reliability among the members, as these teachers assume representative positions of other members. To achieve the common goals in a CoP, appropriate practices are necessary - with collective participations, and based on the negotiation, discussion and mutuality among the members. Together, these actions provide to the CoP teachers the reinforcement of different teaching knowledge and, in turn, once reinforced, promotes, in the community, more collaborative actions among these members. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1109876965555896 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Ana Paula Barbosa de Lima.pdf | 4,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons