Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3610

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRITO, Yvana Carla Fechine dept_BR
dc.contributor.authorSILVA, Fabiano José Morais dapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T16:32:25Z
dc.date.available2014-06-12T16:32:25Z
dc.date.issued2010-01-31pt_BR
dc.identifier.citationJosé Morais da Silva, Fabiano; Carla Fechine de Brito, Yvana. A construção do ethos dos apresentadores: um estudo a partir de telejornais do Rio Grande do Norte. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3610
dc.description.abstractAo delegar voz aos repórteres, correspondentes e especialistas, o apresentador assume um importante papel de mediação, constituindo-se no principal ator da enunciação do telejornal. O apresentador é um narrador ao qual se tributa a condução do programa, emprestando ao telejornal, sua identidade, seu estilo, sua cara . É também o fiador do que é noticiado, sendo diretamente responsável pela relação de confiança que o espectador constrói em relação ao telejornal. Para cumprimento de tais papéis, é determinante o modo como o apresentador constrói sua imagem perante a audiência. Assumindo que a construção dessa imagem se dá, sobretudo, a partir da performance dos apresentadores nas suas aparições diárias na televisão, o trabalho propõe um estudo do ethos dos apresentadores dos telejornais diários do Rio Grande do Norte RNTV, Jornal do Dia e Tropical Notícias , articulando esse conceito, oriundo da retórica aristotélica, com os estudos de jornalismo. Realizada a partir de 15 edições dos três telejornais do Rio Grande do Norte, a análise permitiu, ao final, identificar os tipos de ethos construídos por seus respectivos apresentadores, apontando como estes contribuem para a configuração dos modelos enunciativos adotados por esses distintos programaspt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade do Estado do Rio Grande do Nortept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectEthospt_BR
dc.subjectApresentadorpt_BR
dc.subjectTelejornalpt_BR
dc.titleA construção do ethos dos apresentadores: um estudo a partir de telejornais do Rio Grande do Nortept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo89_1.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons