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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36406

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Título: Estratégia de internacionalização: um estudo de caso em uma indústria de louças sanitárias.
Autor(es): ARRUDA, Ane Izabelle Bezerra de
Palavras-chave: Empresas - Vasos sanitários - Caruaru (PE); Globalização; Planejamento estratégico
Data do documento: 8-Nov-2016
Citação: ARRUDA, Ane Izabelle Bezerra de. Estratégia de internacionalização: um estudo de caso em uma indústria de louças sanitárias. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: O presente estudo de caso tem como objetivo principal analisar o processo de internacionalização de um grupo industrial de louças sanitárias, situada na cidade de CaruaruPE. Mediante as abordagens necessárias para a compreensão adequada do tema, como é o caso dos estudos de Johanson e associados, desde 1975, que deram origem ao modelo Uppsala pertencente à teoria comportamental e a sua evolução no decorrer dos anos. São observadas no estudo também, as dificuldades com o processo de internacionalização, assim como os benefícios provenientes deste processo. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como qualitativa, bem como, descritiva e exploratória, onde foi realizada uma entrevista semiestruturada com base nos pressupostos do modelo Uppsala, com o Diretor Presidente da empresa, principal responsável pelo processo em direção aos mercados externos, da empresa, para nortear a pesquisadora em busca das informações necessárias ao estudo. A análise de resultados indica que a indústria de louça sanitária corrobora com o preconizado pelo modelo em questão, sendo o modelo que mais se adequa para explicar o processo de internacionalização da empresa em estudo. Onde foram identificadas as questões do envolvimento gradual mediante conhecimento e experiência no mercado. O contexto econômico pelo qual a empresa está passando, no ano do estudo, não se encontra favorável, trazendo novas perspectivas à análise. Verificou-se a utilização única de uma estratégia exportadora. Além de dificuldades como, competitividade dos mercados externos, recessão econômica e encargos sociais. E benefícios tais quais, flexibilidade, velocidade e qualidade dos seus produtos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36406
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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