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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36817

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Título: A paisagem como estratégia de sensibilização ambiental em áreas de risco da Zona Norte do Recife
Autor(es): SOARES, Silvana Paula
Palavras-chave: Geografia; Paisagem; Sensibilização ambiental; Área de risco
Data do documento: 7-Dez-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOARES, Silvana Paula. A paisagem como estratégia de sensibilização ambiental em áreas de risco da Zona Norte do Recife. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: A expansão urbana desordenada sobre áreas inadequadas a ocupação humana, provocados por processos de segregação sócio-econômico-históricos, ao longo do tempo, contribuíram para uma série de problemas ambientais, como moradias em áreas com elevadas declividades sujeitas a processos de deslizamentos. Tais fatores põem, em risco a vida e o patrimônio de moradores, que por falta de alternativas, ocupam esses espaços vulneráveis. Portanto, o presente trabalho apresenta reflexões e análises resultantes de uma pesquisa exploratória sobre o uso da Paisagem no processo de sensibilização ambiental em áreas de risco da zona norte do Recife, especificamente, o Alto do Maracanã em Dois Unidos e o Córrego do Deodato em Água Fria. Especialmente os ambientes vulneráveis a riscos de deslizamento, de modo que fosse possível obter um conjunto de informações úteis à gestão da prevenção de riscos de desastres e o cuidado com o meio-ambiente urbano. As bases empíricas forneceram informações e sugestões que podem auxiliar no processo de conscientização ambiental local e para a mitigação dos riscos naturais. Os resultados preliminares constatam a fragilidade da estrutura organizacional do município quanto ao monitoramento das ações educativas realizadas nessas áreas, apontando ainda para a dificuldade de atuação do órgão de Defesa Civil Municipal, quanto aos profissionais adequados e ao material explicativo, principalmente o utilizado nas escolas locais. Por outro lado, evidencia-se a latente potencialidade dos moradores em colaborar com as ações propostas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36817
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

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