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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36822

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Título: Sequência didática da proposição a aplicação : uma análise das interações em sala de aula sob o ponto de vista das situações adidáticas.
Autor(es): ALMEIDA, Franciane Alves de
Palavras-chave: Didática; Professores e alunos – Pesqueira (PE); Funções (Matemática); Matemática (Ensino médio)
Data do documento: 21-Ago-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALMEIDA, Franciane Alves de. 2019. Sequência didática da proposição a aplicação: uma análise das interações em sala de aula sob o ponto de vista das situações adidáticas. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Este estudo teve por objetivo analisar as relações didáticas entre o professor, os alunos e o saber matemático função afim, utilizando a Teoria das Situações Didáticas (TSD), sob o ponto de vista do planejamento e ação didática do professor. Para tanto, optamos pelo referencial teórico da Didática da Matemática de origem francesa, que nos fornece subsídios para compreender as interações que ocorrem na sala de aula durante o desenrolar do processo de ensino e aprendizagem: a Teoria das Situações Didáticas (TSD). Nosso estudo de cunho qualitativo foi realizado com uma professora de matemática e seus alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de Pesqueira- PE. Para responder aos objetivos desta pesquisa, fez-se necessário iniciar esta investigação desde o planejamento da professora, passando por sua aplicação e percepção do que foi vivenciado pela docente. Dentre os resultados, constatamos a particularidade da devolução, pois ocorreu de forma diferenciada entre os alunos, além da não linearidade das situações adidáticas propostas por Brousseau (ação, formulação, validação e institucionalização) e suas inter-relações, sendo mais perceptível as fases de ação, formulação e institucionalização. Além disso, os resultados encontrados apontam para a ideia da existência de níveis no momento de institucionalização, pois observamos que nem sempre essa etapa é vivenciada como é proposto por Brousseau na literatura. Assim, propomos a existência de três níveis para essa situação de institucionalização.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36822
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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