Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36944

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Kléber Andrade da-
dc.contributor.authorLIRA, Mariane da Silva-
dc.date.accessioned2020-03-10T21:22:02Z-
dc.date.available2020-03-10T21:22:02Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.date.submitted2020-03-10-
dc.identifier.citationLIRA, M. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36944-
dc.description.abstractO recurso didático é entendido como uma ferramenta de aprendizagem que são utilizados pelos professores para que possa auxiliar o método de intervenção entre o conhecimento e o aluno. Com isso é necessário que os professores busquem novos métodos para que os alunos se sintam motivados, porém sabe-se que os professores não buscam se especializar, por isso acabam ficando totalmente presos ao modo de ensino tradicional na qual os alunos são ouvintes e buscam memorizar o conteúdo. O ensino de botânica é marcado por muitas dificuldades, na qual são muitas informações complexas, e para os alunos deficientes visuais a compreensão do assunto acaba se tornando ainda mais complicado, pois para estes, diferenciar as estruturas de uma planta se torna ainda mais complexo contudo, para que os alunos se sintam motivados e para que haja a inclusão de pessoas cega é necessário o professor buscar novos métodos para que se possa elaborar recursos para servir de apoio tanto para o professor e o aluno. Porém para o aluno deficiente visual esses recursos necessitam de adaptações para que o ensino aprendizagem seja significativo. Partindo da significativa importância da inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar o presente trabalho tem como objetivo a elaboração de modelos didático pedagógicos, por meio de recursos táteis para a disciplina de ciências na área de botânica.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
dc.titleModelos didáticos táteis para alunos com deficiência visual: uma proposta inclusiva para o ensino de morfologia vegetalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705397A6pt_BR
dc.description.abstractxThe didactic resource is understood as a learning tool that are used by educators to help the intervention method between knowledge and the student. So it is necessary for teachers to look for new methods to make students feel motivated, but it is known that teachers do not seek to specialize, so they end up being totally locked into the traditional teaching mode. The teaching of botany is marked by many difficulties, there is a lot of complex information, and for students who are visually impaired, understanding the subject becomes even more complicated, because for them, differentiating the structures of a plant becomes even more complex, however, for students to feel motivated and for the inclusion of the visually impaired, teachers need to look for new methods so that resources can be developed to support both teacher and student. However for the visually impaired these resources need adaptations for teaching learning to be meaningful. Starting from the significant importance of the inclusion of people with disabilities in the school environment, this paper aims at the elaboration of visual and tactile pedagogical didactic resources for the science discipline in the area of botany in which it seeks to bring new methodologies that can elaborate resources that can be used by students who are visually impaired or not.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIRA, MARIANE DA SILVA.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons