Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36944
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Kléber Andrade da | - |
dc.contributor.author | LIRA, Mariane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T21:22:02Z | - |
dc.date.available | 2020-03-10T21:22:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-29 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-10 | - |
dc.identifier.citation | LIRA, M. S. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36944 | - |
dc.description.abstract | O recurso didático é entendido como uma ferramenta de aprendizagem que são utilizados pelos professores para que possa auxiliar o método de intervenção entre o conhecimento e o aluno. Com isso é necessário que os professores busquem novos métodos para que os alunos se sintam motivados, porém sabe-se que os professores não buscam se especializar, por isso acabam ficando totalmente presos ao modo de ensino tradicional na qual os alunos são ouvintes e buscam memorizar o conteúdo. O ensino de botânica é marcado por muitas dificuldades, na qual são muitas informações complexas, e para os alunos deficientes visuais a compreensão do assunto acaba se tornando ainda mais complicado, pois para estes, diferenciar as estruturas de uma planta se torna ainda mais complexo contudo, para que os alunos se sintam motivados e para que haja a inclusão de pessoas cega é necessário o professor buscar novos métodos para que se possa elaborar recursos para servir de apoio tanto para o professor e o aluno. Porém para o aluno deficiente visual esses recursos necessitam de adaptações para que o ensino aprendizagem seja significativo. Partindo da significativa importância da inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar o presente trabalho tem como objetivo a elaboração de modelos didático pedagógicos, por meio de recursos táteis para a disciplina de ciências na área de botânica. | pt_BR |
dc.format.extent | 30 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Recurso Didático | pt_BR |
dc.subject | Deficiência Visual | pt_BR |
dc.title | Modelos didáticos táteis para alunos com deficiência visual: uma proposta inclusiva para o ensino de morfologia vegetal | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705397A6 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The didactic resource is understood as a learning tool that are used by educators to help the intervention method between knowledge and the student. So it is necessary for teachers to look for new methods to make students feel motivated, but it is known that teachers do not seek to specialize, so they end up being totally locked into the traditional teaching mode. The teaching of botany is marked by many difficulties, there is a lot of complex information, and for students who are visually impaired, understanding the subject becomes even more complicated, because for them, differentiating the structures of a plant becomes even more complex, however, for students to feel motivated and for the inclusion of the visually impaired, teachers need to look for new methods so that resources can be developed to support both teacher and student. However for the visually impaired these resources need adaptations for teaching learning to be meaningful. Starting from the significant importance of the inclusion of people with disabilities in the school environment, this paper aims at the elaboration of visual and tactile pedagogical didactic resources for the science discipline in the area of botany in which it seeks to bring new methodologies that can elaborate resources that can be used by students who are visually impaired or not. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIRA, MARIANE DA SILVA.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons