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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37035

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCLEMENTE, Thárcylla Rebecca Negreiros-
dc.contributor.authorARAÚJO, Ana Paula de Barros-
dc.date.accessioned2020-03-13T11:23:25Z-
dc.date.available2020-03-13T11:23:25Z-
dc.date.issued2020-02-11-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Paula de Barros. Aplicação do Grey-DEMATEL na análise sobre as principais barreiras do sistema logístico no APL de gesso pernambucano. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37035-
dc.description.abstractNo contexto do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, a logística é um elemento fundamental que exerce influências sobre a coordenação das atividades produtivas, sendo essencial para o gerenciamento do setor mineral do Araripe Pernambucano, que é responsável por cerca de 95% da produção brasileira de Gesso. Dada a importância do setor, o presente estudo tem como objetivo realizar um levantamento das principais barreiras logísticas do APL de Gesso Pernambucano utilizando o método multicritério Grey-DEMATEL para analisar e identificar barreiras mais influentes e classificá-las em primárias e secundárias. Esse método estuda modelos estruturais complexos que envolvem uma relação de causa-efeito entre fatores e avalia os relacionamentos interdependentes entre eles, permitindo um melhor entendimento sobre a estrutura complexa de um problema e definindo as relações entre barreiras, bem como as relações entre o nível da estrutura e a força de influência de cada barreira, tratando as incertezas associadas ao método com a integração da teoria dos números grey. Para essa análise, foram levantas 23 barreiras com auxílio de uma revisão da literatura, com o propósito de explorar diferentes perspectivas para análise das barreiras logísticas no contexto do APL de Gesso Pernambucano. Foram selecionados avaliadores-especialistas de quatro perspectivas para realizar uma análise das barreiras logísticas do referido APL. Na perspectiva governamental, a falta de integração na cadeia de suprimentos foi classificada como a barreira mais importante, seguida da falta de padronização nas atividades logísticas. Com relação à perspectiva do cliente, a inexistência de uma análise da logística e comercio exterior foi tida como a barreira que impacta mais fortemente no desempenho logístico da região, seguida da falta de um sistema de mensuração de desempenho logístico adequado. Na perspectiva acadêmica, a falta do entendimento do compartilhamento de boas práticas (benchmarketing) e a falta de integração na cadeia de suprimentos são as barreiras consideradas como mais influentes. Tendo em vista a perspectiva organizacional, o sistema de transporte ineficiente para o escoamento da produção e a falta de recursos e infraestrutura, foram tidas como as barreiras mais influentes no desempenho logístico da região. Para todas as perspectivas, as 23 barreiras foram classificadas em barreiras causais ou secundárias, com o propósito de indicar ações estratégicas de melhorias para o sistema logístico da região, uma vez que o investimento no tratamento de determinada barreira impactará positivamente no tratamento das demais. Foi conduzida uma discussão sobre as principais similaridades e diferenças entre as perspectivas a respeito das barreiras logísticas do APL de Gesso de Pernambuco, utilizando o método da distância euclidiana. Os resultados encontrados podem proporcionar uma visão estruturada e serem utilizados como diretrizes para ações estratégicas de tratamento de causas e efeitos das barreiras logísticas do APL de Gesso Pernambucano, trazendo um forte impacto social para a região.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLogística empresarial - Pernambucopt_BR
dc.subjectGesso - Pernambucopt_BR
dc.subjectAnálise de sistemaspt_BR
dc.subjectTeoria das estruturas – Métodos matriciaispt_BR
dc.titleAplicação do Grey-DEMATEL na análise sobre as principais barreiras do sistema logístico no APL de gesso pernambucanopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7344452752544781pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6533366910211925pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAApt_BR
dc.description.abstractxIn the context of Supply Chain Management, logistics is a key element that influences the coordination of production activities, being essential for the management of the Araripe Pernambucano mineral sector, which is responsible for about 95% of Brazilian Gypsum production. Given the importance of the sector, the present study aims to survey the main logistical barriers of the Gypsum Pernambucano’s LPA using the Grey-DEMATEL multicriteria method to analyze and identify the most influential barriers and classify them into primary and secondary. This method studies complex structural models that involve a cause-effect relationship between factors and assesses the interdependent relationships between them, allowing a better understanding of the complex structure of a problem and defining the relationships between barriers, as well as the relationships between structure level and the force of influence of each barrier, treating the uncertainties associated with the method with the integration of grey number theory. For this analysis, 23 barriers were selected with the help of a literature review, to explore different perspectives for the analysis of logistic barriers in the context of the Gypsum Pernambucano’s LPA. Expert evaluators from four perspectives to analyze the logistical barriers of the referred LPA were selected. It was seen that from a government perspective, lack of supply chain integration was rated as the most important barrier, followed by a lack of standardization in logistics activities. Regarding the client's perspective, lack of an analysis of logistics and foreign trade was considered as the barrier that most strongly impacts the logistics performance of the region, followed by the lack of an adequate logistics performance measurement system. From an academic perspective, lack of understanding of best practice sharing (benchmarketing) and lack of supply chain integration are the barriers that are considered to be most influential. Given the organizational perspective, the inefficient transport system for production flow and the lack of resources and infrastructure were considered the most influential barriers in the logistics performance of the region. For all perspectives, the 23 barriers were classified as causal or secondary barriers, to indicate strategic improvement actions for the region's logistics system, since the investment in the treatment of a certain barrier will positively impact the treatment of the others. A discussion was conducted on the main similarities and differences between the perspectives regarding the logistic barriers of the Gypsum Pernambucano’s LPA, using the Euclidean distance method. The results can provide a structured view and can be used as guidelines for strategic actions to address the causes and effects of the logistic barriers of the Pernambuco’s LPA of gypsum, providing a strong social impact for the region.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

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