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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37055

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTRZESNIAK, Piotr-
dc.contributor.authorXAVIER, Sandra Cândida da Silva-
dc.date.accessioned2020-03-13T12:59:45Z-
dc.date.available2020-03-13T12:59:45Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.citationXAVIER, Sandra Cândida da Silva. Manual de procedimentos para secretarias de coordenação de cursos de graduação: sistematização da prática na Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37055-
dc.description.abstractDevido à sua estrutura ampla, com posições e funções específicas, uma Instituição de Ensino Superior precisa de ferramentas que permitam que seus funcionários realizem suas atividades de maneira rápida, correta e direta. Essas atividades devem ser distribuídas e organizadas de modo a produzir bons resultados e promover a eficiência e a eficácia dos serviços prestados à sociedade. A secretaria do curso é um setor que lida diretamente com alunos, professores e com outras pessoas, relacionadas ou não ao meio acadêmico. Portanto, aqueles que desempenham suas funções na secretaria do curso devem estar aptos tanto a lidar com o público quanto a resolver as demandas administrativas do setor. A falta de procedimentos padronizados das secretarias do curso, cada um fazendo as coisas "à sua maneira", causa tanto desentendimentos quanto problemas para outros setores, como também demora na finalização de processos burocráticos. Por isso, optamos por elaborar um manual para padronizar as respectivas atividades, como os procedimentos e etapas dos processos mais frequentes do setor, com base na prática diária da Secretaria de Coordenação do curso de graduação em Ciência da Computação do campus principal da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Ter esse manual também garante que, na ausência ou remoção do servidor responsável, o substituto saiba como proceder de maneira otimizada, o que evita erros que podem prejudicar o andamento das tarefas e processos ligados à coordenação do curso. Nossa revisão preliminar da literatura revelou a existência de muitos manuais direcionados às atividades de coordenação do curso e às secretarias acadêmicas gerais de graduação. Entretanto, não foram encontrados manuais para orientar o trabalho das secretarias dos cursos de graduação, no modelo aqui apresentado, em nenhuma pesquisa. O manual, na versão preliminar apresentada aqui, visa aumentar a eficiência dos serviços prestados à comunidade acadêmica e traz a expectativa, por meio do compartilhamento e discussão com outras secretarias do curso, de consolidar um instrumento único que padronize procedimentos de rotina e possa, especialmente, ajudar quem é novo no trabalho. Imersos em um amplo contexto de mudanças, as instituições de ensino superior precisam revisar seus modelos e métodos administrativos, a fim de se tornarem a força motriz por trás dos avanços técnicos, científicos e sociais. Nesse contexto, o desenvolvimento de um instrumento que padronize procedimentos nas secretarias de coordenação dos cursos de graduação é fundamental para garantir o sucesso dos cursos, uma divisão racional do trabalho e a definição das tarefas de competência daqueles que atuam no setor.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSecretaria de Coordenação do Cursopt_BR
dc.subjectCoordenação de cursos de graduaçãopt_BR
dc.subjectManual de procedimentospt_BR
dc.titleManual de procedimentos para secretarias de coordenação de cursos de graduação : sistematização da prática na Universidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6262036110405190pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5469157594946888pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxDue to its broad structure, with specific positions and functions, a Higher Education Institution needs tools that allow its employees to carry out their activities in a quick, correct, and straightforward way. These activities should be distributed and organized in order to produce good results and to promote efficiency and effectiveness of services provided to society. The course secretariat is a sector that deals directly with students, teachers and with other people, related or not to the academic environment. Therefore, those who perform their duties in the course secretariat must be able to both deal with the public and as well as resolve the administrative demands of the sector. The lack of standardized procedures of the course secretariats, each one doing things "in its own way", causes both misunderstandings and problems to other sectors, as well as delay in finalization of bureaucratic processes. We therefore chose to prepare a manual to standardize the respective activities, such as the procedures and stages of the most frequent processes of the sector, based on the daily practice of the Secretariat of the Coordination of the Computer Science Bachelor undergraduate course at the main campus of the Universidade Federal Rural de Pernambuco. Having such a manual also ensures that, in the absence or removal of the responsible server, the substitute knows how to proceed optimally, which avoids errors that may harm the progress of the tasks and processes linked to the course coordination. Our preliminary literature review revealed the existence of many manuals directed to the activities of the course coordination and to general undergraduate academic secretariats. However, no manuals to guide the work of the of single undergraduate courses secretariats, in the model here presented, were found in any search. The manual, in the preliminary version presented here, aims to increase the efficiency of the services provided to the academic community and carries the expectation, through sharing and discussion with other course secretariats, to consolidate a single instrument that standardizes routine procedures and can, especially, help who is new to the job. Immerged in a broad context of changes, higher education institutions need to revise their administrative models and methods, in order to become the driving force behind technical, scientific and social advances. In this context, the development of an instrument that standardizes procedures in the coordination secretariats of undergraduate courses is fundamental to guarantee the success of the courses, a rational division of labor and the definition of the tasks of competence of those who work in the sector.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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