Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37057
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MACEDO, Marcos Roberto Gois de Oliveira | - |
dc.contributor.author | SANTANA, Roberta Fernanda Cesar Correia de Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-13T13:02:34Z | - |
dc.date.available | 2020-03-13T13:02:34Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Roberta Fernanda César Correia de Albuquerque. Uma análise do índice de eficiência gerencial na gestão pública educacional de Pernambuco. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37057 | - |
dc.description | MACEDO, Marcos Roberto Gois de Oliveira, também é conhecido em citações bibliográficas por: OLIVEIRA, Marcos Roberto Gois de | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo caracteriza-se por uma análise sobre a implementação de uma política pública voltada para a gestão de resultados na Escolas Estaduais jurisdicionadas à Gerência Regional Recife Norte. A finalidade deste, é analisar a percepção e compreensão do processo, por parte dos atores envolvidos, sejam eles os gestores “criadores” da política pública ou os executores, face a necessidade de respostas as demandas da população, para o crescimento e desenvolvimento do Estado de Pernambuco e consequentemente do país. Nesse processo foram realizadas entrevistas presenciais com os gestores implementadores dos projetos e aplicados questionários virtuais em forma de documento do google docs., ou seja, virtual com os gestores escolares, técnicos formadores de professores e analistas em gestão educacional, de formar a aferir dentro do processo de implementação da política pública, a presença de eficiência, eficácia e efetividade, visto que a política em questão diz respeito ao índice de eficiência gerencial nas Escolas Estaduais. Os questionários e entrevistas foram tabeladas e correlacionadas em gráficos, que demonstraram algumas lacunas na efetividade do processo, principalmente no que concerne à preparação dos profissionais envolvidos no processo, bem como à clareza da intencionalidade das ações. Também é perceptível a necessidade de ajustes nos prazos e devolutivas do processo, que produzem eficiência gerencial, porém suas ausências impedem que a política pública seja melhor assimilada e consequentemente trabalhada. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação pública | pt_BR |
dc.subject | Eficiência | pt_BR |
dc.subject | Gestão por resultados | pt_BR |
dc.title | Uma análise do índice de eficiência gerencial na gestão pública educacional de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6023447882555328 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0923894876849625 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordeste | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study is characterized by an analysis on the implementation of a public policy focused on the management of results in the State Schools, which are jurisdictional to the North Regional Management Recife. The purpose of this is to analyze the perception and understanding of the process, on the part of the actors involved, be they managers "creators" of the public policy or the executors, in the face of the need for answers The demands of the population, for the growth and development of the State of Pernambuco and consequently in the country. In this process, face-to-face interviews were conducted with project implementers and virtual questionnaires were used in the form of a google docs document, that is, virtual, with school managers, teacher training technicians and educational management analysts. process of implementation of public policy, the presence of efficiency, effectiveness and effectiveness, since the policy in question concerns the managerial efficiency index in the state schools. The questionnaires and interviews were tabulated and correlated in graphs, which demonstrated some shortcomings in the effectiveness of the process, mainly in what concerns the preparation of the professionals involved in the process, as well as the clarity of the intentionality of the actions. It is also noticeable the need for adjustments in the deadlines and returns of the process, which produce managerial efficiency, but their absences prevent that the public policy is better assimilated and consequently worked. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Roberta Fernanda César Correia de Albuquerque Santana.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons