Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37057

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMACEDO, Marcos Roberto Gois de Oliveira-
dc.contributor.authorSANTANA, Roberta Fernanda Cesar Correia de Albuquerque-
dc.date.accessioned2020-03-13T13:02:34Z-
dc.date.available2020-03-13T13:02:34Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.citationSANTANA, Roberta Fernanda César Correia de Albuquerque. Uma análise do índice de eficiência gerencial na gestão pública educacional de Pernambuco. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37057-
dc.descriptionMACEDO, Marcos Roberto Gois de Oliveira, também é conhecido em citações bibliográficas por: OLIVEIRA, Marcos Roberto Gois dept_BR
dc.description.abstractO presente estudo caracteriza-se por uma análise sobre a implementação de uma política pública voltada para a gestão de resultados na Escolas Estaduais jurisdicionadas à Gerência Regional Recife Norte. A finalidade deste, é analisar a percepção e compreensão do processo, por parte dos atores envolvidos, sejam eles os gestores “criadores” da política pública ou os executores, face a necessidade de respostas as demandas da população, para o crescimento e desenvolvimento do Estado de Pernambuco e consequentemente do país. Nesse processo foram realizadas entrevistas presenciais com os gestores implementadores dos projetos e aplicados questionários virtuais em forma de documento do google docs., ou seja, virtual com os gestores escolares, técnicos formadores de professores e analistas em gestão educacional, de formar a aferir dentro do processo de implementação da política pública, a presença de eficiência, eficácia e efetividade, visto que a política em questão diz respeito ao índice de eficiência gerencial nas Escolas Estaduais. Os questionários e entrevistas foram tabeladas e correlacionadas em gráficos, que demonstraram algumas lacunas na efetividade do processo, principalmente no que concerne à preparação dos profissionais envolvidos no processo, bem como à clareza da intencionalidade das ações. Também é perceptível a necessidade de ajustes nos prazos e devolutivas do processo, que produzem eficiência gerencial, porém suas ausências impedem que a política pública seja melhor assimilada e consequentemente trabalhada.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectGestão por resultadospt_BR
dc.titleUma análise do índice de eficiência gerencial na gestão pública educacional de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6023447882555328pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0923894876849625pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThe present study is characterized by an analysis on the implementation of a public policy focused on the management of results in the State Schools, which are jurisdictional to the North Regional Management Recife. The purpose of this is to analyze the perception and understanding of the process, on the part of the actors involved, be they managers "creators" of the public policy or the executors, in the face of the need for answers The demands of the population, for the growth and development of the State of Pernambuco and consequently in the country. In this process, face-to-face interviews were conducted with project implementers and virtual questionnaires were used in the form of a google docs document, that is, virtual, with school managers, teacher training technicians and educational management analysts. process of implementation of public policy, the presence of efficiency, effectiveness and effectiveness, since the policy in question concerns the managerial efficiency index in the state schools. The questionnaires and interviews were tabulated and correlated in graphs, which demonstrated some shortcomings in the effectiveness of the process, mainly in what concerns the preparation of the professionals involved in the process, as well as the clarity of the intentionality of the actions. It is also noticeable the need for adjustments in the deadlines and returns of the process, which produce managerial efficiency, but their absences prevent that the public policy is better assimilated and consequently worked.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Roberta Fernanda César Correia de Albuquerque Santana.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons