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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37182

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Tereza Cristina Tarragô Souza-
dc.contributor.authorOliveira, Thiago Macêdo-
dc.date.accessioned2020-04-23T00:30:04Z-
dc.date.available2020-04-23T00:30:04Z-
dc.date.issued2019-12-01-
dc.date.submitted2020-04-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Thiago Macêdo; RODRIGUES, Tereza Cristina Tarragô Souza (Orient.). O federalismo fiscal e a unificação de tributos pelos Projetos de Reforma Tributária das PEC¿s Nº 45/2019 e 110/2019. 2019. 38 f. TCC(graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Recife - CCJ - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37182-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo principal analisar o atual modelo “tripartite” de tributação, ordenado sob a competência de três sujeitos ativos distintos (União, Estados e Municípios), investigando-se quais as características determinantes da estrutura fiscal cimentada no Pacto Federativo existente, a fim de confrontá-las com a possível unificação de tributos dos projetos formais de reforma tributária, notadamente a PEC nº 45/2019 e a PEC n º 110/2019. Trata-se, a rigor, de um estudo acerca das repercussões geradas pela criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) – nomeado, pelos projetos, de Imposto sobre Bens e Serviços ou de Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (ambos identificados como IBS) e de Imposto Seletivo (IS) – no modelo de Federação brasileiro. Com vistas a embasar o conteúdo do presente trabalho, enveredou-se por uma análise crítica da doutrina pátria, bem como dos atos legislativos pertinentes, propiciando-se o aprofundamento de conceitos pertinentes da estrutura federalista nacional. Diversas perspectivas são abordadas no decorrer do texto, tanto em um espectro abstrato, quanto num panorama concreto, atentando-se em especial à discriminação de rendas, investigando-se a manutenção da autonomia jurídicofinanceira dos entes federados ante a extinção de tributos sem a substituição por correspondentes competências estaduais, distritais e municipais. Ao final, a conclusão do estudo foi a de que existe, em ambos os projetos de reforma tributária, uma afronta em potencial ao federalismo fiscal, considerando-se o desenho institucional de delegação à lei complementar para definir os contornos do exercício da capacidade ativa tributária das entidades subnacionais.pt_BR
dc.format.extent47 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireito tributáriopt_BR
dc.subjectCompetência Tributáriapt_BR
dc.subjectReforma Tributáriapt_BR
dc.subjectPEC nº 45/2019pt_BR
dc.subjectPEC nº 110/2019pt_BR
dc.titleO federalismo fiscal e a unificação de tributos pelos Projetos de Reforma Tributária das PEC’s Nº 45/2019 e 110/2019pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLattesNAO LOCALIZADOpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8849814785328665pt_BR
dc.description.abstractxThe present work has as main objective to analyze the current “tripartite” model of taxation, ordered under the competence of three distinct active subjects (Union, States and Municipalities), investigating what are the determining characteristics of the cemented fiscal structure in the existing Federative Pact, in order to confront them with the possible unification of taxes from formal tax reform projects, notably PEC 45/2019 and PEC 110/2019. Strictly speaking, it is a study of the repercussions generated by the creation of a Value Added Tax (VAT) - named by the projects, Tax on Goods and Services or Tax on Operations with Goods and Services (both identified as IBS) and Selective Tax (IS) - in the Brazilian Federation model. In order to support the content of this work, it was embarked on a critical analysis of the homeland doctrine, as well as the pertinent legislative acts, providing the deepening of pertinent concepts of the national federalist structure. Several perspectives are approached throughout the text, both in an abstract spectrum and in a concrete panorama, paying particular attention to income discrimination, investigating the maintenance of the legal and financial autonomy of the federated entities before the extinction of taxes without replacement by corresponding state, district and municipal competences. In the end, the study's conclusion was that in both tax reform projects there is a potential affront to fiscal federalism, considering the institutional design of delegation to the complementary law to define the contours of the exercise of active tax capacity of subnational entities.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCJ-DDPGP) - Departamento de Direito Público Geral e Processualpt_BR
dc.degree.graduation::CCJ-Curso de Direitopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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