Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37636

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Májory Karoline Fernandes de-
dc.contributor.authorSANTOS, Paula Wivianne Quirino dos-
dc.date.accessioned2020-08-13T22:44:13Z-
dc.date.available2020-08-13T22:44:13Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Paula Wivianne Quirino dos. O colecionismo de HQs: da custódia à pós-custódia. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37636-
dc.descriptionOLIVEIRA, Májory Karoline Fernandes de, também é conhecida em citações bibliográficas por: MIRANDA, Májory Karoline Fernandes de Oliveirapt_BR
dc.description.abstractDiscute-se o colecionismo de História em Quadrinhos (HQs) com enfoque na Ciência da informação. O objetivo geral referiu-se às práticas informacionais de colecionismo de quadrinho digital tanto no modelo de custódia quanto de pós-custodia. Dentre os objetivos específicos estão à historicidade do colecionismo de História em Quadrinhos, a análise das práticas informacionais relacionadas ao ato de colecionar HQs em ambientes digitais, e a descrição dos fatores que qualificam e diferenciam a custódia e a pós-custódia das HQs. A pesquisa se estruturou sob o método Quadripolar onde é revelado o polo epistemológico, teórico, técnico e morfológico, os quais conduziram a sequência estrutural do estudo. O polo epistemológico contextualizou o tema do colecionismo no tempo e na literatura, assim como discutiu a transição paradigmática da custódia à pós-custódia, como traços resultantes do impacto e mudanças socioculturais sobre o ato de colecionar. O polo teórico apresentou o estado da arte conforme a prática do colecionismo de HQ, mediante discursos acerca das práticas informacionais e digitais na Ciência da Informação, bem como a Teoria da Intencionalidade, a Cultura e a Memória. No polo técnico se estabeleceu a exploração e a aplicação do raciocínio dedutivo na pesquisa; a coleta dos dados realizada no site Guia dos Quadrinhos, que preservou a memória dos objetos e a relação interpessoal dos colecionadores com a HQ mediante acesso ao banco de dados exaustivo de informação sobre quadrinhos em geral; além de concentrar a revisão bibliográfica dos conceitos do polo teórico para direcionar e auxiliar na análise documental do estudo. A análise documental resultou na observação indireta realizada por meio do levantamento de dados extraídos e captados no site Guia dos Quadrinhos, site que notabiliza sua função conforme a prática de colecionar revistas em quadrinhos. No polo morfológico verificou-se a conjuntura da análise dos dados coletados no polo técnico e a leitura da análise documental. Por meio da análise documental foi realizada a leitura dos dados conforme a realidade a partir da manifestação expressiva da pós - custodia do colecionismo de HQ na contemporaneidade. A atuação do site fundamentou o enfoque do fenômeno da intencionalidade. A mudança de comportamento e prática de colecionar HQs é perceptível no site, além da construção coletiva que viabilizou informações a respeito do objeto de coleção. Como resultado do estudo, percebeu-se que o mercado editorial busca transmitir ao mercado consumidor a ideia de que as HQs impressas representam garantia material e tradição colecionável. Observou-se a existência de resistência em colecionar HQs digitais inclusive no Brasil, já que a ação ainda é recente e sua prática cultural se encontra agregada ao objeto tangível e simbólico. Considera-se o pensamento positivista bastante rígido sobre o ato de colecionar, o que retorna o fator da custódia sobre a prática da quadrinhofilia e do consumo mesmo observando que a realidade da informação tecnológica ultrapassa a atividade econômica e infocomunicacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectColecionismo digitalpt_BR
dc.subjectCustódiapt_BR
dc.subjectHQspt_BR
dc.subjectIntencionalidadept_BR
dc.titleO colecionismo de HQs : da custódia à pós-custódiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0669576925742617pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5938270183811260pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxThe collectionism comic (comic strip) with a focus on information science is discussed. The general objective refers to the informational practices of digital comic book collection in both the custody and post-custody models. Among the specific objectives are the historicity of comic book collection, the analysis of information practices related to the act of collecting comics in digital environments, and the description of the factors that qualify and differentiate the custody and post-custody of comics. The research is structured under the Quadripolar method where the epistemological, theoretical, technical and morphological poles are revealed, which conduct the structural sequence of the study. The epistemological pole contextualizes the theme of collecting in time and literature, as well as discussing the paradigmatic transition from custody to post-custody, as traits resulting from the impact and socio-cultural changes on the act of collecting. The theoretical pole presents the state of the art according to the practice of comic book collecting, through discourses about the informational and digital practices in Information Science, as well as the Theory of Intentionality, Culture and Memory. The technical pole establishes the exploration and application of deductive reasoning in the research; the collection of data in the Comics Guide site, which preserves the memory of the objects and the interpersonal relationship of the collectors with comics through access to the exhaustive database of information on comics in general; besides concentrating the bibliographic review of the concepts of the theoretical pole to guide and assist in the documentary analysis of the study. The documental analysis results from the indirect observation made through the survey of data extracted and captured in the comic book guide site, a site that notes its function according to the practice of collecting comic books. In the morphological pole, the analysis of the data collected in the technical pole and the reading of the documental analysis are verified. Through the documental analysis the data were read according to the reality from the expressive manifestation of the post - custodianship of the comic book collection in the contemporaneity. The site's actions are based on the intentionality phenomenon. The change in behavior and practice of collecting comics is perceptible in the site, besides the collective construction in making possible information about the object of collection. As a result of the study, it is perceived that the editorial market seeks to convey to the consumer market the idea that printed comics represent a guarantee of collectible material and tradition. It is possible to observe the existence of resistance in collecting digital comics even in Brazil, since the action is still recent and its cultural practice is added to the tangible and symbolic object. Positivist thought is considered quite rigid about the act of collecting, which makes the factor of custody over the practice of comics and consumption resume even observing that the reality of technological information surpasses the economic and infocommunicational activity.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Paula Wivianne Quirino dos Santos.pdf4,91 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons