Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37658

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDOURADO, Anísio Brasileiro de Freitas-
dc.contributor.authorCONSULIN, Ricardo Fernandes-
dc.date.accessioned2020-08-17T14:56:40Z-
dc.date.available2020-08-17T14:56:40Z-
dc.date.issued2020-01-17-
dc.identifier.citationCONSULIN, Ricardo Fernandes. Uma nova estratégia para concessão de aeroportos regionais no Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37658-
dc.descriptionDOURADO, Anísio Brasileiro de Freitas​, também é conhecido em citações bibliográficas por: ​BRASILEIRO, Anísiopt_BR
dc.description.abstractAtualmente, os aeroportos estão passando por um período de transição, deixando de serem apenas fornecedores de infraestrutura para se tornarem, cada vez mais, plataformas multinegócios, em busca de maior tráfego e maior diversificação de fontes de receita. Os aeroportos mais ativos exploram esse conceito para a otimização de suas receitas comerciais, atraindo viajantes e moradores locais, que buscam por novas experiências em serviços e produtos. Entretanto, a maioria dos aeroportos não se preparou para a plena exploração desse potencial, resultando que grande parte deles ainda apresenta um balanço negativo. O objetivo do trabalho é desenvolver e testar uma metodologia para a criação de um programa de consolidação comercial de um aeroporto que seja deficitário, em uma região com grande potencial econômico, por meio de um novo modelo de concessão que, além de garantir o aumento do tráfego, implemente crescimento econômico local e crie mais empregos, produzindo multiplicadores fiscais que possam cobrir eventuais despesas públicas envolvidas na sua preparação e no seu apoio financeiro, por meio de contraprestações pecuniárias, garantias e subsídios fiscais de toda ordem. Esse tipo de concessão, chamada de programa de consolidação econômica e fiscal de projetos de infraestrutura, implica em formas inovadoras de atuação do Estado e de sua prática de concessão de infraestruturas, com foco em melhoria da qualidade da proposição do negócio e na sua contratação do setor privado. O estudo de caso foi realizado no Aeroporto de Petrolina - PE, onde se realizou um diagnóstico socioeconômico prévio da localidade em que está inserido o aeroporto, e se esboçou uma estratégia de negócios a partir da exploração sistêmica de uma grande diversidade de atividades das cadeias de valor vinculadas. Aplicando a abordagem da Engenharia Territorial, mostrou-se que se pode melhorar o desempenho financeiro da infraestrutura e se incrementar o desenvolvimento econômico da região, garantindo o equilíbrio fiscal do suporte público que se fizer necessário.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectAeroportopt_BR
dc.subjectConcessãopt_BR
dc.subjectEngenharia Territorialpt_BR
dc.subjectCadeias de valorpt_BR
dc.titleUma nova estratégia para concessão de aeroportos regionais no Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARAGÃO, Joaquim José Guilherme de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6408153505837197pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6594943575825417pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxCurrently, airports are going through a transition period, moving from being just infrastructure providers to becoming increasingly multi-business platforms in search of higher traffic and greater diversification of revenue sources. Most active airports exploit this concept to optimize their commercial revenues, attracting travelers and locals, who are looking for new experiences in services and products. However, most airports were not prepared to fully exploit this potential, resulting in most airports still having a negative balance. The objective of this work is to develop and test a methodology for the creation of a commercial consolidation airport program that is underperforming in a region with great economic potential through a new concession model which, in addition to ensuring increased traffic, implement local economic growth and create more jobs by producing tax multipliers that can cover any public expenses involved in their preparation and financial support through cash payments, guarantees and tax subsidies of all kinds. This type of concession, called the economic and fiscal consolidation program of infrastructure projects, implies innovative ways of operating the state and its infrastructure concession practice, focusing on improving the quality of the business proposition and hiring the private sector. The case study was conduct at Petrolina - PE Airport, where a previous socioeconomic diagnosis was made of the location where the airport is located, and a business strategy was outlined based on the systemic exploration of a wide range of activities of linked value chains. Applying the Territorial Engineering approach, it has been shown that the financial performance of the infrastructure can be improved and the economic development of the region increased, ensuring the fiscal balance of public support that is needed.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5546360839035812pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ricardo Fernandes Consulin.pdf3,81 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons