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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37661

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Jônatas Araújo de-
dc.contributor.authorWANDERLEY, Maria Camyla Gonçalves-
dc.date.accessioned2020-08-17T15:15:38Z-
dc.date.available2020-08-17T15:15:38Z-
dc.date.issued2020-02-17-
dc.identifier.citationWANDERLEY, Maria Camyla Gonçalves. Modelo de seleção de portfólio em prestadora de serviço do APL de confecções do agreste pernambucano. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37661-
dc.description.abstractDevido aos diversos fatores que impactam diretamente e indiretamente a funcionalidade das organizações, frequentes decisões nas empresas devem ser tomadas de maneira rápida e precisa, de modo que os clientes não tenham espaço para migrar para algum concorrente. Para uma tomada de decisão minuciosa, deve-se perceber as consequências positivas e negativas que ela poderá gerar. Empresas que se encontram em Arranjos Produtivos Locais (APL) possuem algumas vantagens por estarem localizadas próximas geograficamente umas das outras, mas também apresentam dificuldades em algumas questões internas e externas. Desta forma, empresas prestadoras de serviços publicitários podem tornar-se aliadas para uma melhor visibilidade das empresas dos APLs. Como qualquer outro tipo de empresa, as de publicidade e propaganda apresentam certas peculiaridades na hora de tomarem uma decisão, como por exemplo, ao decidir sobre qual (is) cliente (s) irão atender, visto que seus recursos são escassos e o tempo de resposta ao cliente deve ser o mínimo possível. Assim, este trabalho busca auxiliar a tomada de decisão destes tipos de empresas, e em especial aquelas que prestam serviços as empresas do APL de Confecções do Agreste Pernambucano. Existem algumas características que merecem destaque por incorporam maior complexidade neste tipo de decisão, a saber: a ausência de informações sobre o tempo entre chegadas de propostas, qual a natureza dos projetos (o tipo de projeto), o tempo que o projeto irá durar, entre outras. Além destas incertezas, existe o risco associado a aceitação ou rejeição dos projetos, dado que ao se aceitar um projeto corre-se o risco de chegar projetos melhores que os que compõem o portfólio atual. Mas, existe também o risco de se rejeitar um projeto à espera de um mais vantajoso e pode ser que este demore a chegar ou até mesmo nunca chegue. Sendo assim, propõe-se um modelo de apoio a decisão multicritério para a seleção de portfólio de projetos considerando as incertezas existentes, a imprevisibilidade de chegadas de propostas e os riscos existentes. O modelo foi aplicado em uma empresa prestadora de serviços que atua diretamente com empresas do APL de Confecções do Agreste Pernambucano. Nesta aplicação considerou-se 76 projetos de empresas do APL analisado, e a partir do modelo, obteve-se uma agregação de valor na tomada de decisão da empresa. Além disto observou-se que cerca de 42% dos projetos não necessitam de uma análise mais detalhada da empresa, com isto a empresa pode realocar os seus recursos para setores que apresentam maior necessidade de atenção e acompanhamento.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAgências de propagandapt_BR
dc.subjectAdministração de projetospt_BR
dc.subjectProcesso decisório por critério múltiplopt_BR
dc.subjectRoupas – Confecção – Pernambucopt_BR
dc.titleModelo de seleção de portfólio em prestadora de serviço do APL de confecções do agreste pernambucanopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7537383502809615pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9646312471341940pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAApt_BR
dc.description.abstractxDue to the various factors that directly and indirectly impact the functionality of organizations, frequent decisions in companies must be made quickly and accurately, so that customers do not have room to migrate to some competitor. For thorough decision making, one must realize the positive and negative consequences it can generate. Companies that are in Local Productive Arrangements (APL) have some advantages as they are located close to each other geographically, but also have difficulties in some internal and external issues. In this way, advertising service companies can become allied for better visibility of APL companies. Like any other type of company, advertising and advertising have certain peculiarities when making a decision, such as deciding which (is) customer(s) will meet, since their resources are scarce and the response time to the customer should be as small as possible. Thus, this work seeks to help make decision-making of these types of companies, and especially those that provide services to the APL Companies of Confections of Agreste Pernambucano. There are some features that deserve to be highlighted by incorporating greater complexity in this type of decision, namely: the absence of information about the time between arrivals of proposals, what the nature of the projects (the type of project), the time that the project will last, among others. In addition to these uncertainties, there is a risk associated with the acceptance or rejection of projects, since when accepting a project, there is a risk of reaching better projects than those that make up the current portfolio. But there is also a risk of rejecting a project waiting for a more advantageous one and it may take time to arrive or even never arrive. Thus, a model of support is proposed to the multi-criteria decision for the selection of project portfolio considering existing uncertainties, the unpredictability of proposals arrivals and existing risks. From this model, a reduction of about 42% was obtained in the more detailed analysis of the projects that arrive at the company in which the study was applied, evidencing a significant advantage in incorporating such a model into the company's decision making. The model was applied in a service provider company that works directly with companies from the Confectionery Cluster of Agreste Pernambucano. In this application, 76 projects of companies analyzed by APL are considered, and based on the model, registered and added value in the company's decision making. In addition, it is possible that about 42% of the projects are not analyzed in more detail by the company, so that the company can reallocate its resources to sectors that have the greatest need for attention and monitoring.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

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