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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37662

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Título: Modelo de decisão para redução de risco de acidentes de trânsito nas rodovias federais de Pernambuco : desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão
Autor(es): MARTINS, Mateus Alves
Palavras-chave: Sistemas de suporte de decisão; Acidentes de trânsito; Processo decisório por critério múltiplo; Rodovias - Pernambuco
Data do documento: 17-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MARTINS, Mateus Alves. Modelo de decisão para redução de risco de acidentes de trânsito nas rodovias federais de Pernambuco: desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Este trabalho desenvolve um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) para auxiliar os interessados (órgão público, polícia rodoviária federal, departamento nacional de infraestrutura de trânsito, etc.) no ordenamento em criticidade de acidentes de trânsito dos trechos de rodovias federais. A identificação dos trechos de rodovias mais críticos permite com que os recursos, normalmente limitados e escassos, sejam melhores direcionados, de modo a ter maior impacto na redução do risco de acidentes de trânsito. Dado que a medida de criticidade dos acidentes de trânsito em rodovias envolve múltiplas dimensões, tais como número de ocorrências, severidade do acidente, características da via, etc.; este trabalho utiliza uma abordagem multicritério para considerar diferentes indicadores de segurança desenvolvidos no estudo. Adicionalmente, dada a dinamicidade desses indicadores de segurança na dimensão temporal, foi utilizada uma abordagem multiperíodo de modo a considerar a evolução dos indicadores ao longo do tempo, assim como refletir as preferências do tomador de decisão quanto à importância que cada período de tempo possui para a análise da criticidade. Sendo assim, além do desenvolvimento do SAD, este trabalho realiza a modelagem do problema a partir da construção de oito critérios, são eles: i) índice de acidentes; ii) índice de mortos; iii) índice de feridos graves; iv) índice de feridos leves; v) índice de ilesos (danos matérias e psicológicos); vi) qualidade do pavimento; vii) qualidade da sinalização; e, viii) qualidade da geometria da via. O uso em conjunto das duas abordagens multicritério e multiperíodo através do método MUPOM (MUlti-criteria multi-Period Outranking Method) se mostrou apropriada. Para demonstrar e validar o SAD proposto, um estudo de caso é desenvolvido, cujo objeto de estudo são os trechos das rodovias federais de Pernambuco. A fim de verificar a robustez do modelo e do impacto dos diferentes métodos de determinação dos pesos para os períodos implementados no SAD, é feita uma análise de sensibilidade sobre os resultados do estudo de caso. Como resultado, o SAD se mostra útil quanto a ordenação de criticidade dos trechos de rodovias, flexível por permitir que os parâmetros de entrada sejam alterados de forma fácil pelo tomador de decisão, além de fornecer modelos pré-definidos para estimação dos pesos temporais. Sendo assim, o SAD auxilia na primeira etapa do processo de redução de risco de acidentes de trânsito nas rodovias, para que, posteriormente, medidas preventivas e mitigadoras possam, então, ser tomadas para diminuição do risco de acidentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37662
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

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