Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37708

Compartilhe esta página

Título: Detecção e carga viral de EBV e CMV em portadores de artrite reumatoide e sua relação com a síndrome de Sjögren secundária
Autor(es): SORGATO, Camila Nunes Carvalho
Palavras-chave: Artrite reumatoide; Síndrome de Sjögren; Citomegalovírus
Data do documento: 26-Set-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SORGATO, Camila Nunes Carvalho. Detecção e carga viral de EBV e CMV em portadores de artrite reumatoide e sua relação com a síndrome de Sjögren secundária. 2017. Tese (Doutorado em Odontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
Abstract: O papel das infecções virais na patogênese de doenças autoimunes tem sido há muito tempo sugerido, mas evidências adicionais ainda são necessárias. O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre EBV e CMV e a presença de AR e sua associação com SS. Foi avaliada uma amostra composta por 256 pacientes de ambos os sexos e maiores que 18 anos, distribuídos em três grupos: artrite reumatoide (AR, n=108), síndrome de Sjögren associada à artrite reumatoide (AR/SS, n=20) e controles saudáveis (C, n=128). Os pacientes foram avaliados quanto à atividade da AR e foram submetidos à sialometria em repouso, teste de Schirmer e biópsia de glândula salivar menor em caso de suspeita de SS. Amostras de sangue foram coletadas para detecção e quantificação das cargas virais de CMV e EBV e amostras de tecido glandular foram utilizadas para detecção destes vírus por hibridização in situ (EBV) e imunohistoquímica (CMV). O EBV foi mais frequente em pacientes com a AR e SS secundária que nos controles saudáveis (p<0,0001), porém sem correlação com os marcadores clínicos (p>0,05) e sem diferença entre os grupos AR e AR/SS (p>0,05). A média do número de cópias do EBV/DNA foi mais elevada em indivíduos portadores de AR (149,42 cópias/μL) e SS (99,24 cópias/μL) que no grupo controle (61,51 cópias/μL, p=0,936). Foi encontrada associação estatisticamente significativa entre o teste de Schirmer e a presença do EBV/DNA (p=0,03). O CMV foi pouco frequente nos dois grupos. Os dois vírus não foram detectados nas biópsias de glândulas salivares menores. A presença do EBV/DNA no sangue periférico porém não sua carga viral está associada à AR, mas não a SS.
Descrição: SORGATO, Camila Nunes Carvalho​, também é conhecida em citações bibliográficas por: ​CARVALHO, Camila Nunes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37708
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Camila Nunes Carvalho Sorgato.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons