Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37825

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Andre Menezes Marques das-
dc.contributor.authorBARROS, Giulia Gonçalves de-
dc.date.accessioned2020-09-04T19:21:45Z-
dc.date.available2020-09-04T19:21:45Z-
dc.date.issued2019-02-01-
dc.identifier.citationBARROS, Giulia Gonçalves de. Personas da vida real: um framework para criação de Personas em projetos e suas limitações. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37825-
dc.description.abstractCom o surgimento do UCD - User Centered Design (D.C.U. - Design Centrado no Usuário), Norman (1988) dita novos conceitos para o design. Diante desses novos paradigmas, torna-se importante conhecer os usuários do projeto e estudá-los a fim de melhor perceber suas necessidades, bem como projetar artefatos mais eficientes. Alan Cooper (1999) criou o método para ajudar os profissionais a conhecerem melhor e desenvolverem mais empatia pelos usuários. Personas é um método simples em conceitos, mas complexo na execução, utilizandose ainda de outros métodos para auxiliar na sua construção. Por causa dessa complexidade, são observadas dificuldades entre os profissionais da área ao construir uma Persona adequada. Esta pesquisa tem como proposta um framework para construção de Personas, ao passo de seis etapas com auxílio de árvores de decisões, em que objetiva conduzir os profissionais, mesmo em meio as suas limitações. Desde a escolha do método mais adequado, para o levantamento de dados, na utilização de ferramentas como Análise de Discurso e Métodos Estatísticos, até chegar à montagem visual de uma Persona adequada. Para aplicar o framework, era necessário profissionais com pouco conhecimento do método Personas. Por essa razão, o framework foi aplicado em uma turma de alunos do curso de Tecnologia em Design Gráfico do IFPE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco) – Campus Recife – em uma disciplina cujo objetivo consiste em ministrar as áreas de Design de Interação e Interface. A turma recebeu orientações para utilizar o framework como um guia na construção das Personas em seus respectivos projetos. Receberam ainda, de forma suplementar à disciplina, uma aula explicativa sobre os métodos de Análise de Dados, Análise de Discurso; um introdutório de Métodos Estatísticos – como utilizar o Programa R – para auxiliar no tratamento de dados. Os resultados obtidos demonstraram que o framework contribuiu como um método facilitador na construção de suas primeiras Personas. Foram no total quatro projetos, que seguiram etapas predefinidas pela proposta ao final de cada descrição. Em complementação à análise, foi elaborado um fluxograma das realizações e não realizações, em cada etapa do framework, por grupo. Após apresentação das Personas e do projeto, realizou-se uma entrevista com os participantes, para saber suas impressões. O resultado confirmou a utilização do método de maneira adequada, mesmo em meio às adversidades encontradas no campo prático do design.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPersonaspt_BR
dc.subjectDesign centrado no usuáriopt_BR
dc.subjectExperiência do usuáriopt_BR
dc.subjectMetodologia do designpt_BR
dc.titlePersonas da vida real : um framework para criação de Personas em projetos e suas limitaçõespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBREYER, Felipe Borba-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0562265667876091pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5194437042919213pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxWith the appearance of UCD - User-Centered Design, Norman (1988) dictates new concepts for the design. This new paradigm becomes important for the designer's process to know the project’s users, being necessary to study them to better know their needs and to project more efficient artifacts. Alan Cooper (1999) created the method to help design professionals know better and create greater empathy for project users. Personas is a simple method in concepts, but complex in its execution, using other methods to assist during its construction. Because of its complexity, there are difficulties among professionals in this field in how to build a suitable Persona. This research proposes a framework for the construction of Personas using six stages with the assistance of decision trees, to lead professionals to create the best Persona in the midst of their project limitations. Starting from the choice of the best method for data collection using tools such as speech analysis and statistical methods, to get to visually assemble a Persona suitable for the project. To apply the proposed framework, it was necessary to have professionals with little knowledge of the Personas method. With this purpose the framework was applied in a class of students from the Technology in Graphic Design course of IFPE (Federal Institute of Education, Science, and Technology of Pernambuco) - Campus Recife, in a discipline which goals ministering the areas of Interaction Design and Interface. The group received guidance on the framework to use it as a guide for the construction of the Personas of their respective projects. They also received, in addition to the course, a class explaining the methods of data analysis, speech analysis, and an introduction of statistical methods and how to use the R Program to assist in data processing. The results obtained with this research demonstrated that the framework contributed as a facilitating way for the beginners in the construction of their first Personas. There were a total of four projects, following the steps predefined by the proposal at the end of each description. In addition to the analysis, a flowchart was elaborated of what was done and was not performed in each step of the framework by each group. After the presentation of the Personas and the project, an interview was conducted with the participants of the experiment, to know the impressions of those who used the framework. By showing that the method can be used properly even among the adversities found in the practical field of design.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2544341199949477pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Giulia Gonçalves de Barros.pdf3,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons