Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37942

Comparte esta pagina

Título : Chatbots e acessibilidade : uma investigação sobre a acessibilidade dos assistentes virtuais com enfoque em pessoas com deficiência visual
Autor : BARBOSA, Cecília Vital Torres
Palabras clave : Acessibilidade; Chatbots; Assistentes Virtuais; Design de Interação
Fecha de publicación : 12-dic-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BARBOSA, Cecília Vital Torres. Chatbots e acessibilidade: uma investigação sobre a acessibilidade dos assistentes virtuais com enfoque em pessoas com deficiência visual. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : Vivemos em um mundo diversificado, com pessoas e contextos diferentes. Partindo do recorte de pessoas com deficiência, 39 milhões de pessoas no mundo são cegas. Pensar em inclusão e diversidade é pensar em acessibilidade. Boa parte das pessoas cegas estão inseridas no mundo digital, porém, acessibilidade no desenvolvimento de produtos digitais ainda é um requisito secundário. Paralelamente, observa-se que os chatbots, assistentes virtuais que se comunicam com os usuários de forma automática por meio de inteligência artificial, estão cada vez mais comuns no nosso cotidiano. Observa-se também que a interação das pessoas cegas pelo smartphone acontece por meio de comandos de voz e leitores de tela. Partindo deste contexto, surgiram duas perguntas que direcionaram esta pesquisa: chatbots são acessíveis para os usuários cegos? Como esses usuários interagem com essas interfaces? Com intuito de responder a estas perguntas, o objetivo principal deste trabalho é investigar a acessibilidade dos chatbots para pessoas com deficiência visual no contexto de smartphones e gerar um conjunto de recomendações para projetar assistentes virtuais acessíveis. Para responder às perguntas e atingir os objetivos da pesquisa, foi inicialmente realizado um levantamento bibliográfico e a revisão do estado da arte. Em seguida, foram pesquisadas, identificadas e analisadas diretrizes de acessibilidade e heurísticas de usabilidade, a fim de gerar um conjunto de heurísticas que focassem em problemas tanto de usabilidade quanto de acessibilidade. O experimento da pesquisa consistiu em duas etapas: avaliação heurística de dois assistentes virtuais, utilizando o conjunto de heurísticas gerado, e testes com usuários cegos, com intuito de observar a interação dessas pessoas com os mesmos assistentes virtuais e validar os achados da avaliação heurística. Como resultados, os achados dos dois experimentos se mostraram similares e com diversas recomendações de melhoria nos assistentes virtuais. Mas, de maneira geral, os assistentes se mostraram muito úteis no cotidiano de pessoas com deficiência visual, auxiliando-os em diversas ações feitas com o smartphone. Esta pesquisa conclui com algumas recomendações e princípios que podem ser seguidos para projetar chatbots mais acessíveis.
Descripción : BARBOSA, Cecília Vital Torres​, também é conhecida em citações bibliográficas por: ​TORRES, Cecília Vital
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37942
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Cecília Vital Torres Barbosa.pdf2,13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons