Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37991
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MEDEIROS, Ricardo Pinto de | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Victor Batista de | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-15T17:25:40Z | - |
dc.date.available | 2020-09-15T17:25:40Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-17 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Victor Batista de. Aprender História para a vida: novos olhares para o bairro em proposta de aula-oficina. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37991 | - |
dc.description.abstract | A problemática desse trabalho delimitou-se a partir do olhar docente para a sala de aula ao identificar uma carência por parte dos estudantes em atribuir sentido às aulas de história. Nessa perspectiva consideramos o diálogo entre a Educação Histórica e a Educação Patrimonial uma possibilidade de enfrentamento a essa realidade. Portanto, elaboramos uma Aula-Oficina e aplicamos em duas turmas de 3° ano do Ensino Médio no intuito de desenvolver as ideias históricas dos alunos com relação ao conceito de patrimônio, a partir da interpretação de fontes históricas. Analisamos as narrativas dos estudantes em questionários aplicados durante as atividades buscando investigar a consciência histórica operada por eles na aplicação. Os resultados dessa análise demonstraram que o uso das fontes possibilitou o desenvolvimento de ideias históricas mais sofisticadas, por parte dos alunos, na compreensão do conceito de patrimônio em sua historicidade e atuação em sua realidade percebendo e ressignificando os bens patrimoniais dos bairros onde moram, organizando-os, por fim, em um mapa colaborativo. O trabalho realizado gerou um produto denominado “Um olhar para meu bairro: descobrindo bens patrimoniais”, que teve como base para criação a proposta de Aula-Oficina defendida por Barca (2004) e os resultados da pesquisa desenvolvida com os alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.title | Aprender História para a vida : novos olhares para o bairro em proposta de aula-oficina | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6263124113224173 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1283820124078505 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The problem of this work was delimited from the teaching perspective of the classroom when identifying a lack on the part of the students in making sense of history classes. In this perspective, we consider the dialogue between Historical Education and Heritage Education as a possibility to face this reality. Therefore, we developed a Classroom and applied it in two classes of 3rd year of High School with objective to develop the historical ideas of students in relation to the concept of heritage, starting with the interpretation of historical sources. We analyzed the students' narratives in questionnaires applied during the activities seeking the historical consciousness operated by them in the application. The results of this analysis demonstrated that the use of the historical sources can do the students to develop more sophisticated historical ideas, in understanding the concept of heritage in its historicity and acting in its reality, perceiving and resignifying the heritage in neighborhoods where they live, organizing them, finally, on a collaborative map. The work carried out generated a product called “A look at my neighborhood: discovering heritage assets”, which was based on the creation of the Classroom-Workshop proposal defended by Barca (2004) and the results of the research developed with the students. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Victor Batista de Souza.pdf | 6,33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons