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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38039
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Adriana Maria Paulo da | - |
dc.contributor.author | PAULA, Carolyne do Monte de | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-21T17:27:01Z | - |
dc.date.available | 2020-09-21T17:27:01Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-30 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Carolyne do Monte de. “Aprender a desejar”: apdizagem histórica a partir de enigmas. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38039 | - |
dc.description.abstract | Tendo utilizado os pressupostos teóricos Philippe Meirieu (1998; 2002; 2005) e Bernard Charlot (2005; 2008; 2009), elaboramos este trabalho cuja a questão norteadora foi analisar as experiências e expectativas de estudantes do 6° ano em relação à disciplina história e criarmos estratégias para auxiliá-los a desejarem aprender história. Recorremos a Koselleck (2006), Skliar (2014), Meirieu (1998) e Carretero (1997) no intuito de pensar a aprendizagem histórica a partir da compreensão do estatuto científico da história, da promoção de mudanças conceituais e do estímulo a racionalização da experiência temporal. Elaboramos dois produtos didáticos: um questionário de diagnose para uso dos docentes interessados no mapeamento dos desejos de suas turmas, e um Caderno de Enigmas a respeito do tema (conteúdo programático) "Tempo". Analisando a utilização de tais produtos concluímos que a investigação dos desejos dos estudantes qualifica o trabalho docente na criação de pontos de apoio para o favorecimento de aprendizagens significativas e a criação de enigmas é uma metodologia facilitadora da compreensão dos conteúdos e métodos históricos e da interação constante entre professores(as) e aprendentes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Tempo histórico | pt_BR |
dc.title | “Aprender a desejar” : aprendizagem histórica a partir de enigmas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2420641848762633 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6190925965820163 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) | pt_BR |
dc.description.abstractx | Starting this work with the considerations theorys from Philippe Meirieu (1998; 2002; 2005) e Bernard Charlot (2005; 2008; 2009), we elaborated a problematization question were to analysis the experiences and expectancys of studants from 6th grade rapported the history discipline and we criated estrategies to help them the to desire to learn history. We resort the Koselleck (2006), Skliar (2014), Meirieu (1998) e Carretero (1997) for to think the historical learning while it is possible to undertand the scientific status of the history, to promoter conceitual changes, to stimulate reasoning of the experience in the time. We build two didatcs products: a diagnosis questionnaire for use by teachers interested in mapping the desires of their classes, and a Notebook of Enigmas regarding the theme (program content) "Time". Analyzing the use of such products, we conclude that the investigation of the students' wishes qualifies the teaching work in the creation of support points for the promotion of meaningful learning and the creation of puzzles is a methodology that facilitates the understanding of the contents and historical methods and the constant interaction between teachers and learners. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Carolyne do Monte de Paula.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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