Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38072
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NASCIMENTO, Alexsandro Medeiros do | - |
dc.contributor.author | SILVA JUNIOR, Renê Marcelino da | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-23T20:49:52Z | - |
dc.date.available | 2020-09-23T20:49:52Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA JUNIOR, Renê Marcelino da. Autoconsciência em adolescentes e adultos e indicadores psicopatológicos: análise sincrônica e diacrônica de suas relações. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38072 | - |
dc.description.abstract | Autoconsciência é definida como a capacidade de prestar atenção a si mesmo e por consequência processar, adquirir, avaliar e armazenar informação sobre o self, constituindo uma ferramenta de autoconhecimento, autorregulação e autocontrole. No entanto, também permite a comparação com padrões sociais e pessoais possibilitando identificar deficiências, limitações e frustrações estando relacionada a experiências aversivas. Os achados de pesquisa têm caracterizado autoconsciência enquanto uma ferramenta psicológica dual relacionada a saúde mental, mas também a transtornos psicológicos. Neste sentido, a presente investigação objetiva estabelecer relações da autoconsciência com indicadores de psicopatologias, explorando os padrões de relacionamento entre os tipos de autofoco (público, privado, ruminação, reflexão, conscientização e atentividade) com diversos sintomas psicopatológicos como afeto depressivo, psicoticismo, ansiedade e obsessividade-compulsividade. Por outro lado, o modelo de autoconsciência de Alain Morin propõe que autoconsciência é provocada por fatores sociais, ecológicos e cognitivos, sendo plausível supor que a organização dos ambientes socioecológicos delineiem rotas de desenvolvimento da autoconsciência e co-ocorram com influências do desenvolvimento cognitivo geral suportando a diferenciação dos mediadores cognitivos de autoconsciência (fala interior e imagens mentais), sob a influencia destes fatores é possível que a autoconsciência sofra diferenciação dos tipos de autoconsciência e flutuação em seus níveis ao longo da ontogênese. Neste sentido o segundo objetivo deste projeto é investigar, em caráter exploratório, o desenvolvimento da autoconsciência entre adolescentes e adultos, é possível que o autofoco sofra diferenciações em função das demandas ecológicas neste recorte do ciclo vital. Para abordagem destas questões propõe-se dois estudos, um do tipo ex-post-facto, transversal de natureza sincrônica para investigar as relações do autofoco com os sintomas psicopatológicos e um segundo estudo a partir de uma abordagem diacrônica para investigar o desenvolvimento da autoconsciência. Participaram do estudo 932 estudantes adolescentes e adultos, com idades de 15 a 65 anos com média de 22,1 (DP: 6,94), 61% são mulheres, 31% são estudantes do ensino médio, 69% universitários. Distribuídos em estratos etários na adolescência (15-19 anos), adultos jovens (20-27) e adultos maduros (29-65 anos). Os participantes responderam o Questionário de Ruminação e Reflexão (QRR), a Escala de autoconsciência disposicional (EAD), a Escala de Depressão do Centro de Estudos Epidemiológicos (CES-D), a Escala de Autoconsciência Revisada (EAC-R), a Escala de Avaliação de Sintomas – 40 (EAS-40), a Escala de autoconsciência situacional (EAS) e um questionário sociodemográfico. O primeiro artigo reporta os resultados do estudo das relações do autofoco com sintomas psicopatológicos, verificamos que entre os dez tipos de autofoco investigados oito apresentaram amplas correlações com os sintomas psicopatológicos demonstrando boa parte da tipologia do autofoco figura como fator transdiagnóstico relacionados a psicopatologia. A conscientização e reflexão disposicional preservaram as qualidades adaptativas da autoconsciência, corroborando o autofoco enquanto processo psicológico dual relacionado a fatores adaptativos e disfuncionais. A ruminação mostrou-se como autofoco mais intensamente relacionado aos sintomas colocando-se como componente causal em diversos deles, mas aparecendo como autofoco sinalizador dos estressores relacionados a renda e ao estado de saúde. No artigo dois a investigação do desenvolvimento do autofoco revelou que o autofoco público, a mediação cognitiva e a ansiedade social apresentaram-se elevados na adolescência juntamente com os sintomas psicopatológicos. Os adultos jovens apresentaram índices de sintomas psicopatológicos também elevados, mas diminuição do autofoco publico, da mediação e da ruminação com aumento da conscientização. Na adultez madura encontramos diminuição nas médias dos tipos de autofoco e sintomas psicopatológicos, mas a conscientização apresenta acentuada elevação em seus níveis, propomos efeitos da experiência e da maturidade favorecendo o manejo flexível da tipologia do autofoco elegendo a conscientização enquanto rota adaptativa preferencial para o enfrentamento de estressores. Os resultados das análises multidimensionais reforçam a natureza dual do autofoco organizando-se em uma faceta adaptativa e desadaptativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Autoconsciência | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Psicopatologia | pt_BR |
dc.subject | Self (Psicologia) | pt_BR |
dc.title | Autoconsciência em adolescentes e adultos e indicadores psicopatológicos : análise sincrônica e diacrônica de suas relações | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6682344015605080 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2208470977822259 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | Self-consciousness is defined as an ability to pay attention and become a tool for selfknowledge, self-regulation and self-control. However, it is possible that the comparison with the physical and digital characteristics allows deficit, limited and friction, related to the aversive experiences. Research findings have self-consciousness in which a dual psychopedagogy has a mental health but also a psychological disorder. This object, the present recognition specifier the self-consciousness with indicator of psychopatologies, exploring the patterns of interconnect type autofocus (public, private, rumination, reflection, conscientization and attention) and psychopresiological methods to the depressive, psychoticism, anxiety and obsessivity-compulsivity. On the other hand, Alain Morin's model of self-consciousness proposed that self-consciousness is brought about by social, ecological and cognitive factors, and it is plausible for an organization of socioeconomic environments to delineate the developmental revolutions of self-consciousness and co-occur with the influences of development The cognitive mediators of self- consciousness (inner speech and mental imagery), is a variable that can be self-consciousness undergoes the differentiation of the types of self- consciousness and fluctuation in their levels along the ontogenesis. This is the same this project is investigate, in this character is the explorer, the development of selfconscience between adolescents and adults, it is possible that the autofocus suffers differentions in functional of the demands ecological this cut the cycle vital. The objective is to investigate the issues of the ex-post-facto cross-sectional study of its synchronic nature to investigate the difficulties of self-focusing with psychopathological symptoms and a second study of a diachronic approach to investigate the development of self-consciousness. A total of 932 adolescents and adults, aged 15-65 years, averaging 22.1 (SD: 6.94), 61% female, 31% high school students and 69% university students participated in the study. Distributors in strata adolescents (15 to 19 years), young adults (20 to 27 years) and mature adults (29 to 65 years). Participants of the Questionnaire of Rumination and Reflection (QRR), a Scale of Self-Awareness Dispositional (EAD), a Center for Epidemiological Studies Depression Scale (CES-D), a Revised Self-Awareness Scale (EAC-R), a Symptom Assessment Scale – 40 (EAS-40), a Situational Self-awareness (EAS) and a sociodemographic questionnaire. The first article reported the results of the study of autofocus relations with psychopathological symptoms, verifying the two types of autofocus investigated and the broad correlations with the psychopathological symptoms demonstrating the importance of autofocus as a factor of transdiagnosis related to a psychopathology. Conscientization and Reflection preserved the adaptive qualities of self-consciousness, corroborating autofocus as a dual psychological process related to adaptive and dysfunctional factors. Rumination showed itself as an autofocus more intensely related to symptoms, placing itself as causal components, but appearing as the autofocus flag of the stressors related to health status. In article two the investigation of the development of autofocus revealed that public autofocus, cognitive mediation and social anxiety were elevated in adolescence along with psychopathological symptoms. Young adults had also high levels of psychopathological symptoms, but decreased public autofocus, mediation and rumination with increased awareness. In mature adulthood we found a decrease in the average of the types of autofocus and psychopathological symptoms, but conscientization presents a sharp increase in its levels, we propose effects of experience and maturity favoring the flexible management of autofocus typology, electing conscientization as the preferential adaptive route for coping of stressors. The results of mutdimensional analysis reinforce the dual nature of autofocus by organizing itself into an adaptive and maladaptive facet. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Renê Marcelino da Silva Junior.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons