Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38080

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLYRA, Maria da Conceição Diniz Pereira de-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Anália Keila Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-09-24T21:09:03Z-
dc.date.available2020-09-24T21:09:03Z-
dc.date.issued2003-04-16-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Anália Keila Rodrigues. O tempo na narrativa: significando a experiência escolar. 2003. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38080-
dc.description.abstractEste trabalho investiga o processo de significação da experiência escolar em narrativas escritas por alunos do 3o ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de ensino na cidade de Recife. Para isso, uma metodologia na qual o tempo narrativo representa o eixo de análise é proposta. Dois aspectos fundamentais servem de base teóricometodológica para esta proposta de análise de narrativas: 1) A concepção de que a experiência é transformada através de um processo mimético sucessivo e interdependente da mediação da linguagem, desdobrado em três dimensões, que possibilita à experiência ser alçada à esfera do significado. 2) O enfoque na natureza constitutiva do tempo para a emergência de significado no discurso narrativo. Este tempo é concebido como um tempo espacializado, um cronotopos. O conceito de intratemporalidade, na qual o ser humano é lançado entre as coisas que importam, fornece as especificidades do cronotopos que o ligam à narrativa como processo mimético da experiência. Estes dois pressupostos baseiam a metodologia proposta, na qual o processo de configuração narrativa da experiência é analisada em três etapas, que foram chamadas, com base na nomenclatura apresentada por Ricoeur (1994), de mimesis 1, mimesis 2 e mimesis 3. Foram selecionadas vinte narrativas para exibir esta proposta metodológica. Todas incluíam a experiência de reprovação e/ou abandono, considerados como ameaças ao desfecho da experiência escolar. A primeira etapa de análise, mimesis 1, se ocupa do entendimento partilhado entre o autor e a audiência sobre o mundo da ação, que compreende a) a estrutura semântica da ação; b) seus recursos simbólicos; e, c) seu caráter temporal. Os resultados apontam a existência de quatro tempos e quatro espaços de significação que compõem a estrutura cronotópica das narrativas analisadas. A segunda etapa de análise, mimesis 2, se ocupa da distribuição de Concordâncias e discordâncias pela estrutura cronotópica da narrativa, como composição dramática do enredo. Os resultados apontam a convergência das dimensões de tempo e espaço na caracterização da carga dramática como o segundo nível de significação implicado na narrativa. A terceira etapa de análise, mimesis 3, articula a relação entre o canônico e o novo, visando a inteligibilidade da narrativa. Os resultados destacam o caráter dialógico da significação, na qual o desenvolvimento e constituição do self aparecem como requisitos da inteligibilidade que compõe este terceiro nível de significação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia Cognitivapt_BR
dc.subjectEscola – Ensino médiopt_BR
dc.subjectEscola – Ensino médiopt_BR
dc.subjectSignificadopt_BR
dc.subjectSelfpt_BR
dc.titleO tempo na narrativa : significando a experiência escolarpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5856916331294239pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7889645056048521pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxThis work investigated the process of meaning construction about the school experience in narratives written by High School students from a public school in Recife-PE, Brazil. In order to develop this research, a methodological approach based on the narrative time was proposed. Two main aspects were the theoretical fundamentals of this proposal: 1) the conception that experience is transformed through a mimetic process of the language mediation, which is successive and interdependent. This is a Threefold process that allows for the entrance of experience in the realm of meaning. 2) the emphasis on the constitutive nature of time for the emergence of meaning in the narrative discourse. This time is seen as a specialized time, a chronotopos. The concept of within-time-ness, as a way to experience time among the things we care about, offers the specificities of the chronotopos that bases the conception of narrative as a mimetic process. These two assumptions provide the bases to the methodological proposal, in which the process of the narrative experience configuration is analyzed in the stages, namely: mimesis 1 mimesis 2 mimeses 3. In this investigation, twenty narratives were analyzed to illustrate the methodological proposal. All included school failure and dropout experiences, considered as a threaten to the school experience. The first analysis, mimesis 1, was dedicated to the shared understanding, between the author and the audience, about the world of action, which comprehend: a) the semantic structure of the action; b) its symbolic sources; and, c) its temporal characteristics. The results of this study identify the existence of four times and four spaces of meaning in which the first level of meaning experience is unfolded. This result is part of the Chonotopic structure of the analyzed narratives. The seconnd analysis, mimesis 2, focused of the analysis of the concordances and discordances distribution along the chronotopic structure of the narrative as the drama in the emplotment. The results points to the convergence of the time and space dimensions in the characterization of the dramatic composition as the second level of meaning implicit of the narrative. The third analysis, mimesis 3, articulates the relation between the canonic and the novelty, in order to reach the narrative intelligibility. The results highlight the dialogic aspects of the meaning construction, on which development and constitution of the self emerges as crucial for the intelligibility that composes this third level of meaning.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Anália Keila Rodrigues Ribeiro.pdf3,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons