Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38084
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Jaileila de Araújo | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Antonio César de Holanda | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-24T21:33:47Z | - |
dc.date.available | 2020-09-24T21:33:47Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-20 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Antonio César de Holanda. Modos de vida e formas de resistência de jovens homens homossexuais rurais no contexto escolar do semiárido alagoano. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38084 | - |
dc.description.abstract | Nossa pesquisa teve como problema entender as formas de resistência de jovens homens homossexuais rurais em escolas do semiárido alagoano, incluindo os impactos dessas resistências para a escola e para eles. Com isso, objetivamos compreender os processos de subjetivação sexual construídos pelos jovens homens homossexuais rurais no contexto escolar, em relação à heteronormatividade e às colonialidades. Especificamente, objetivamos: conhecer os modos de vida desses jovens homens homossexuais do e no campo; conhecer os regimes de poder que incidiram sobre seus processos de subjetivação; compreender as estratégias de resistência que elaboraram para lidar com a dinâmica de poder que opera sobre os processos de subjetivação na escola, família e comunidade; e sistematizar as contribuições dos estudos decoloniais para a Psicologia em uma dimensão teórico-metodológica. Para tanto, problematizamos o contexto de pesquisa e reconstituímos nosso processo decolonizante de pesquisa, com foco no fazer decolonial e na analética, como instrumento analítico, apresentando os seguintes momentos do processo: divulgação, conversas iniciais, entrevistas e roda de conversa. Nosso estudo teve base em concepções sobre juventudes, masculinidade, homossexualidade, escola do e no campo, decolonialidade, resistência, processos de subjetivação e as colonialidades do poder, do saber, do ser e de gênero. Tivemos onze participantes entre 15 a 20 anos, do agreste de Alagoas. Nossa analítica decolonial se baseou na analética, elegendo como categorias a homossexualidade, a escola, a resistência e a Psicologia Decolonial, com suas unidades temáticas. Ao fim, compreendemos que eles são jovens homens homossexuais rurais que, em seus contextos, geralmente atuam em comunalidade na diferença colonial, afirmando suas homossexualidades em contraposição às colonialidades. E apresentamos parâmetros em Psicologia para uma atuação que afirme outros sujeitos e suas atitudes decoloniais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Juventude rural | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Modos de vida e formas de resistência de jovens homens homossexuais rurais no contexto escolar do semiárido alagoano | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3624606165128730 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5042948325884329 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Our research had as a problem to understand the forms of resistance of young rural homosexual men in schools in the semiarid region of Alagoas, including the impacts of these resistances for the school and for them. With this, we aim to understand the processes of sexual subjectivation built by young rural homosexual men in the school context, in relation to heteronormativity and colonialities. Specifically we aim: to know the ways of life of these young homosexual men in and around the countryside; to know the power regimes that have impacted on their subjectivation processes; understand the resistance strategies they have developed to deal with the power dynamics that operates on the processes of subjectivation in school, family and community; and systematize the contributions of decolonial studies to Psychology in a theoretical-methodological dimension. For this, we problematize the research context and reconstitute our research decolonizing process, focusing on decolonial and analectic as an analytical tool, presenting the following moments of the process: disclosure, initial conversations, interviews and conversation wheel. Our study was based on conceptions about youth, masculinity, homosexuality, school and in the countryside, decoloniality, resistance, processes of subjectivation and the colonialities of power, knowledge, being and gender. We had eleven participants between 15 and 20 years of the semiarid of Alagoas. Our decolonial analytic was based on analectic, choosing as categories homosexuality, school, resistance and Decolonial Psychology, with their thematic units. In the end, we understand that they are young rural homosexual men who, in their contexts, generally act in Communility in the colonial difference, affirming their homosexualities in opposition to the colonialities. And we present parameters in Psychology for an action that affirms other subjects and their decolonial attitudes. | pt_BR |
dc.description.abstractx | Nuestra investigación tuvo como problema entender las formas de resistencia de jóvenes hombres homosexuales rurales en escuelas del semiárido de Alagoas, incluyendo los impactos de esas resistencias para la escuela y para ellos. Con esto, objetivamos comprender los procesos de subjetivación sexual construidos por los jóvenes hombres homosexuales rurales en el contexto escolar, em relación con la heteronormatividad y las colonialidades. Específicamente objetivamos: conocer los modos de vida de estos jóvenes hombres homosexuales del y en el campo; conocer los regímenes de poder que han incidido en sus procesos de subjetivación; comprender las estrategias de resistencia que han elaborado para hacer frente a la dinámica de poder que opera sobre los procesos de subjetivación en la escuela, familia y comunidad; y sistematizar las contribuciones de los estudios decoloniales a la Psicología en una dimensión teórico-metodológica. Para ello, problematizamos el contexto de investigación y reconstituimos nuestro proceso decolonizante de investigación, con foco en el hacer decolonial y en la analéctica como instrumento analítico, presentando los siguientes momentos del proceso: divulgación, conversaciones iniciales, entrevistas y rueda de charla. Nuestro estudio se basó en concepciones sobre juventudes, masculinidad, homosexualidad, escuela del y en el campo, decolonialidad, resistencia, procesos de subjetivación y las colonialidades del poder, del saber, del ser y del género. Tuvimos once participantes entre 15 y 20 años del agreste de Alagoas. Nuestra analítica decolonial se basó en la analéctica, eligiendo como categorías la homosexualidad, la escuela, la resistencia y la Psicología Decolonial, con sus unidades temáticas. Al final, comprendemos que son jóvenes hombres homosexuales del campo que, en sus contextos, generalmente actúan en Comunalidad en la diferencia colonial, afirmando sus homosexualidades en contraposición a las colonialidades. Y presentamos parámetros en Psicología para una actuación que afirme otros sujetos y sus actitudes decoloniales. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Antonio César de Holanda Santos.pdf | 3,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons