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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3812
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MAIA, Lícia de Souza Leão | pt_BR |
dc.contributor.author | BONA, Viviane de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:16:44Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T17:16:44Z | |
dc.date.issued | 2010-02-24 | pt_BR |
dc.identifier.citation | de Bona, Viviane; de Souza Leão Maia, Lícia. Tecnologia e infância: ser criança na contemporaneidade. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3812 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é identificar as representações sociais de criança compartilhadas por professores e alunos, analisando as suas relações com a presença das tecnologias digitais da informação na sociedade atual. Partimos da suposição de que a cultura contemporânea, denominada de cibercultura, onde ocorre a constante propagação das tecnologias, em especial as digitais, têm influenciado na maneira como a sociedade define a criança. Aprofundamos alguns aspectos relacionados à evolução histórica do conceito de criança e à inserção das tecnologias na sociedade, em especial na escola. Tomamos como referências teórico-metodológicas a teoria das representações sociais proposta por Serge Moscovici. A pesquisa permitiu a identificação e análise das representações sociais de 252 participantes, divididos em dois grupos: 200 professores, e 52 alunos de escolas públicas estaduais e municipais da cidade do Recife PE. Utilizamos no levantamento dos dados questionário de associação livre e entrevistas. Para a análise dos dados buscamos auxílio do software estatístico Tri-deux e a análise de conteúdo. Como resultados, apontamos alguns aspectos que parecem se perpetuar em relação à definição de criança, tais como: o brincar, ir para a escola, e bons sentimentos. Nos dois grupos aparecem elementos relacionados às dimensões: afetiva, identitária e sócio-cognitiva que, de forma geral, demonstram uma visão positiva, suave e romântica de criança. Assim como trazemos as representações compartilhadas pelos professores e alunos, apresentamos também a oposição de sentidos, na especificidade das representações sociais de cada grupo investigado. Notamos que o grupo de professores associa elementos que evidenciam o homem provedor, responsável pela vida e o futuro das crianças. Enquanto que as professoras demonstram aspectos que se relacionam a um perfil de mãe ou de tia (professora) associados diretamente a constituição da família e a felicidade atribuída à infância. O grupo de alunos se refere a aspectos de diversão, sócio-educativos e afetivos. Finalmente, em relação à tecnologia é evidenciada a dimensão lúdica e formativa desses aparelhos. As tecnologias estão sendo integradas na vida cotidiana das crianças e a elas são atribuídas as suas possibilidades de utilização no ensino. Notamos que surgem alguns elementos que apresentam a criança como conhecedora das tecnologias, possuidora de uma sabedoria natural que orienta seu envolvimento com as mesmas | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sociedade contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Representações Sociais | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.title | Tecnologia e infância: ser criança na contemporaneidade | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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