Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38136

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOARES, Thiago-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Artur Onyaiê Gonçalo do-
dc.date.accessioned2020-09-29T14:33:51Z-
dc.date.available2020-09-29T14:33:51Z-
dc.date.issued2019-05-24-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Artur Onyaiê Gonçalo do. Memórias em cena: o ressurgimento da psicodelia do Udigrudi nas cenas musicais contemporâneas no Recife. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38136-
dc.description.abstractNos idos dos anos 2000, se formava em Recife uma cena musical constituída por bandas e artistas como Anjo Gabriel, Aninha Martins, Feiticeiro Julião, Tagore, Dunas do Barato, Juvenil Silva e entre outros. Tinham em comum as referências estéticas da psicodélica e/ou música regional das bandas Ave Sangria, Lula Côrtes e Flaviola, representantes de uma cena psicodélica que aconteceu no Recife na década de 1970, também conhecida como Udigrudi. Diante deste panorama, me debruço na intenção de investigar e compreender as motivações, as controvérsias, aspectos históricos, estéticos e memorialísticos que fizeram com que o Udigrudi, mais de 30 anos depois, se tornasse um componente marcante da construção de um alicerce sensível para essa nova cena psicodélica dos anos 2000. O conceito de cenas musicais foi o principal aporte teórico para a materialização desta pesquisa, pois, como conceito recente e em contínua formação, consegue dialogar com teorias e metodologias da Sociologia, História e Comunicação. Destarte, para compreender o Udigrudi nas cenas contemporâneas do Recife, investiguei mediante entrevistas de história oral, acervos públicos, vídeos de internet e matérias de jornais. E foi a partir destas incursões pelas cenas musicais supracitadas, pude constatar disputas estéticas, históricas, memorialísticas e geracionais que corroboraram significativamente o entendimento das articulações das memórias e cenas musicais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCenas musicaispt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectUdigrudipt_BR
dc.subjectPsicodeliapt_BR
dc.subjectRecifept_BR
dc.titleMemórias em cena : o ressurgimento da psicodelia do Udigrudi nas cenas musicais contemporâneas no Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8404228786481624pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxBack in the 2000‟s was formed in Recife a music scene constituted by bands and artists as Anjo Gabriel, Aninha Martins, Feiticeiro Julião, Tagore, Dunas do Barato, Juvenil Silva and others. They had in common the regional and psychedelic aesthetical references from bands like Ave Sangria, Lula Côrtes and Flaviola, who represented a psychedelic scene that happened in Recife in the seventies, known as Udigrgudi. In the face of this background, I looked into this context in order to investigate and comprehend the motivations, controversies; historical, aesthetics and memorialistic aspects that made Udigrudi, after thirty years, became a significant component of a sensitive foundation to this new psychedelic scene in the 2000‟s. The concept of music scenes was the main theoretical input to the materialization of this research, because, as a recent concept and in continuous development, can dialogue to theories and methodologies from Sociology, History and Communication. Therefore, to comprehend the Udigrudi on the contemporary music scenes in Recife, I investigate by means of oral history interviews, public archives, videos from the internet and papers from newspapers. From these incursions through the music scenes in Recife, I could realise aesthetical, historical, memorialistic and generational disputes that corroborated significantly to the understanding of the articulations between memories and music scenes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Artur Onyaiê Gonçalo do Nascimento.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons