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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMARTINS, Laura Bezerra-
dc.contributor.authorSOUZA, Raphael Freitas-
dc.date.accessioned2020-09-30T15:11:51Z-
dc.date.available2020-09-30T15:11:51Z-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.identifier.citationSOUZA, Raphael Freitas. Fatores que influenciam o comportamento das pessoas com deficiência no uso do transporte público. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38170-
dc.description.abstractA pesquisa com natureza exploratória, qualitativa e teórica, tem como objetivo identificar os fatores que podem influenciar os comportamentos das pessoas com deficiência (ou mobilidade reduzida) no contexto do transporte público e possíveis interrelações entre eles. O estudo possui duas etapas: a primeira – uma revisão narrativa da literatura – procurou um entendimento amplo das interações entre usuário, espaço urbano e transporte público abordando wayfinding, interação humano-ambiente, sistemas de informação e inclusão social das pessoas com deficiência. A segunda – uma revisão sistemática da literatura – identificou através de uma seleção criteriosa de estudos, os pontos de vista de pessoas com deficiência em relação à mobilidade urbana e transporte público. Os 56 artigos selecionados revelaram opiniões e percepções de participantes com diferentes deficiências em 19 países. Os dados foram tabulados e analisados utilizando princípios de Análise de Conteúdo e Meta-etnografia. Em seguida, um modelo de categorização foi desenvolvido. Nele, as questões identificadas foram estruturadas em duas macrocategorias (esferas) – Ambiente e Indivíduo - 9 categorias, 227 fatores e 53 problemáticas. Os resultados indicam que grande parte das questões estão relacionadas com um ambiente pouco acolhedor para a diversidade humana, compreendendo problemas relacionados com infraestrutura, mas também com relações interpessoais, a dinâmica do ambiente, os contextos social, político e cultural, sentimentos e comportamentos de usuários.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPessoas com Deficiênciapt_BR
dc.subjectTransporte Públicopt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.subjectMobilidade Urbanapt_BR
dc.subjectWayfindingpt_BR
dc.titleFatores que influenciam o comportamento das pessoas com deficiência no uso do transporte públicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3188707370532886pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0215243970688414pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis research comprises of an exploratory, qualitative and theoretical study. The aim is to identify the factors that have some influence on the behaviors of people with disabilities (or reduced mobility) in public transport context. It also identifies some interrelations among them. The study has two stages: the first - through a narrative literature review – has sought a comprehensive understanding of the interactions between the user, the urban space and the public transport, addressing wayfinding, human-environment interaction, information systems and the social inclusion of people with disabilities. The second - a systematic literature review – has aimed to identify through criteriously selected studies, the points of view of people with disabilities about urban mobility and public transport contexts. The 56 selected papers reveal opinions and perceptions of participants with different disabilities in 19 countries. The data has been tabulated and analyzed using the principles of Content Analysis and MetaEthnography. Next, a model of categorization has been developed. The identified issues were structured into two macro-categories (spheres) - Environment and Individual - 9 categories, 227 factors and 53 problematics. The findings have indicated that the major issues are due to unfriendly environments for the human diversity, comprehending problems related to infrastructure, and also to interpersonal relationships, dynamic of environment, social, political and cultural contexts, users’ feelings and behaviors.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

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