Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38197

Compartilhe esta página

Título: Desenvolvimento e caracterização de complexos de inclusão com atividade antifúngica contendo derivado do ácido bifenílico e β-ciclodextrina
Autor(es): RAMOS JÚNIOR, Fernando José de Lima
Palavras-chave: Cristalografia; Microscopia eletrônica de varredura; Difração de raios X
Data do documento: 17-Mai-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RAMOS JÚNIOR, Fernando José de Lima. Desenvolvimento e caracterização de complexos de inclusão com atividade antifúngica contendo derivado do ácido bifenílico e β-ciclodextrina. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Nas últimas décadas o uso indiscriminado de agentes antifúngicos levou ao avanço de microrganismos tolerantes aos diversos fármacos conhecidos no mercado. Logo, a busca por novos compostos e novas tecnologias capazes de originar formulações mais estáveis e com melhores atividades farmacológicas é de suma importância como alternativa para o desenvolvimento de novas terapêuticas. Assim, o objetivo desse trabalho foi desenvolver e caracterizar complexos de inclusão contendo derivado do ácido bifenílico e β-ciclodextrina, determinando as características físico-químicas e a atividade antimicrobiana do produto obtido. Na avaliação da atividade antifúngica foi realizado o método de microdiluição em caldo de acordo com os procedimentos do Clinical and Laboratory Standards Institute procedures, para determinação da citotoxicidade foi realizado o teste de atividade hemolítica e na caracterização foram utilizadas diferentes técnicas analíticas (Diagrama de Solubilidade de Fases, Calorimetria Exploratória Diferencial, Termogravimetria, Pirólise, Espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier, Difração de Raios X e Microscopia Eletrônica de Varredura), a fim de gerar robusta carta de identidade do fármaco e seus complexos e inclusão. Devido à ausência de métodos analíticos foi desenvolvido e validado um método para doseamento do Bifenil-4-Carboxilato de Metila (B4CMET), utilizando cromatografia líquida de alta eficiência. Observou-se com os dados obtidos uma excelente atividade antifúngica e baixa citotoxicidade para o B4CMET; a caracterização forneceu especificações físico-químicas do fármaco e seus complexos e um método analítico por cromatografia líquida foi desenvolvido e validado, permitindo o doseamento do fármaco. Desse modo, os resultados obtidos permitiram identificar a formação de complexos de inclusão do B4CMET com a βCD e avaliar as características físico-químicas do estado sólido do IFA complexado, evidenciando sua maior estabilidade e potencial uso como agente antimicótico contra Candida spp. Neste sentido, os complexos de B4CMET serão promissores no desenvolvimento de futuras formas farmacêuticas estáveis e seguras, como uma nova perspectiva no tratamento de doenças fúngicas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38197
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciências Farmacêuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Fernando José de Lima Ramos Júnior.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons