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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38275
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTOS, Elisabeth Cavalcante dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Rayssa Arruda Melo | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-06T19:23:19Z | - |
dc.date.available | 2020-10-06T19:23:19Z | - |
dc.date.issued | 20-07-11 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rayssa Arruda Melo. Transtornos Mentais em estudantes do curso de administração do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38275 | - |
dc.description.abstract | O inicio do ciclo acadêmico e a sua permanência neste meio é marcado por diversos fatores que podem contribuir de forma positiva ou negativa na vida de um estudante universitário. Quando acompanhado de fatores negativos, pode trazer consigo consequências graves como o desenvolvimento de sofrimento psíquico. O presente estudo tem como objetivo analisar quais os transtornos mentais comuns nos estudantes do curso de Administração do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), assim como suas repercussões. O questionário para a coleta de dados conteve 70 questões as quais foram divididas em blocos, contendo identificação sócio demográfica; mapeamento dos transtornos (questões de múltipla escolha, entre “sim” e “não”); fatores que contribuem para os transtornos mentais (desenvolvida como Escala Likert de cinco pontos) e mecanismos de enfrentamento (também elaborada por meio da Escala Likert). A amostra foi de 256 estudantes, dos quais 139 foram do sexo feminino e 117 do masculino. Estes cursando entre o primeiro e o ultimo período do curso. Os resultados, após a analise foi possível constatar que existe uma grande probabilidade dos estudantes estarem sofrendo de Transtorno Mental Comuns (TMC) denominado por Fonseca et al. (2008) como sintomas inespecíficos, ou queixas somáticas, tais como cefaleia, fadiga, insônia, nervosismo e estado de mal-estar que não são classificáveis nos diagnósticos médicos ou psiquiátricos, além deste, podemos considerar a possibilidade do desenvolvimento de Transtorno Depressivo Maior (TDM) o qual segundo o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtorno Mental (DSM-V) é caracterizado por episódios distintos de pelo menos duas semanas de duração, envolvendo alterações nítidas no afeto, na cognição e em funções neurovegetativas e remissões interepisódicas. Os dados indicaram ainda um maior índice de desenvolvimentos desses transtornos nos estudantes do sexo feminino. Os resultados permitiram verificar também os fatores que influenciam o desenvolvimento de transtornos entres os alunos, dentre eles estão: o nervosismo e a preocupação gerada antes da realização de alguma atividade acadêmica (43,8%); o baixo desempenho acadêmico provocado pelo nervosismo, tensão e a preocupação (38,3%); cobrança feita a si mesmo para ter um ótimo desempenho acadêmico (34,8%) e dificuldade de se perdoar quando obtém um baixo desempenho na academia (28,5%). Por fim, foi constatado que os principais instrumentos de defesa utilizados pelos estudantes para lidar com os transtornos são aqueles focalizados no problema e no suporte social. A partir das informações apresentadas, se discute a necessidade de promover ações que favoreçam a prevenção e o cuidado da saúde mental dos estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 78p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste | pt_BR |
dc.subject | Administração - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Doenças mentais | pt_BR |
dc.title | Transtornos Mentais em estudantes do curso de administração do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4271537Y5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The beginning of the academic cycle and the permanence in this environment is marked by several factors that can contribute in a positive or negative way in the life of a university student. When accompanied by negative factors, it can bring with serious consequences such as the development of psychic suffering. The present study aims to analyze the common mental disorders in students of the Administration course of Centro Acadêmico do Agreste (CAA) of the Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), as well as its repercussions. The questionnaire for data collection contained 70 questions which were divided into blocks, containing socio-demographic identification; mapping of disorders (multiple choice questions, between "yes" and "no"); factors that contribute to mental disorders (developed as a five-point Likert Scale) and coping mechanisms (also elaborated using the Likert Scale). The sample was 256 students, of who 139 were female and 117 were male. They are between the first and the last period of the course. The results, after the analysis it was possible to verify that there is a high probability of students suffering from Common Mental Disorders (CMD) named by Fonseca et al. (2008) as nonspecific symptoms, which are somatic, such as headache, fatigue, insomnia, nervousness and malaise that can not be classified in medical or psychiatric diagnoses, beside this, we can consider the possibility of the development of Major Depressive Disorder (MDD), which according to the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorder (DSM-V) is characterized by distinct episodes of at least two weeks duration, involving distinct alterations in affection, cognition and neurovegetative functions and interepisodal remissions. The data indicated a higher index the development of these disorders in female students. The results also allowed us to verify the factors that influence the development of disorders among the students, among them are: nervousness and the concern generated before performing some academic activity (43.8%); The low academic performance caused by nervousness, tension and worry (38.3%); Self-charging for academic achievement (34.8%) and Difficulty forgiving when performing poorly at the gym (28.5%). Finally, it was found that the main defense instruments used by students to deal with disorders are those focused on problem and social support. From the information presented, it is discussed the need to promote actions that favor the prevention and care of students' mental health. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração | pt_BR |
dc.degree.departament | Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - Bacharelado |
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