Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38338

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMELO, Cristina Teixeira Vieira de-
dc.contributor.authorLINS, Marcela Barbosa-
dc.date.accessioned2020-10-14T17:12:58Z-
dc.date.available2020-10-14T17:12:58Z-
dc.date.issued2020-02-17-
dc.identifier.citationLINS, Marcela Barbosa. Formas de ser e habitar na publicidade imobiliária do Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38338-
dc.description.abstractNesta pesquisa investigamos de que forma a cidade e a vida nela circunscrita são discursivizadas pela publicidade imobiliária. A partir de uma perspectiva foucaultiana, analisam os aproximadamente 4.000 anúncios imobiliários de imóveis verticais destinados às classes média e alta veiculados no jornal Diário de Pernambuco entre 1970 e 2006. Ao longo dessa temporalidade, algumas matrizes discursivas se fizeram perceber. A primeira delas é a ‘distinção’, que se materializa na menção à localização do imóvel (bairros nobres e proximidade de áreas verdes e/ou f rentes d’água), especificação do número de cômodos, materiais utilizados na construção e associação entre a edificação e uma marca (construtora, incorporadora, imobiliária). A segunda matriz é a ‘valorização da propriedade privada’, associada ao suposto desejo de se comprar a casa própria e suas condições de financiamento. A terceira matriz diz respeito ao ‘isolamento/enclausurament o e segurança’, e relaciona se ao sentimento de medo em relação ao espaço público e à exaltação dos espaços de lazer internos à edificação. Percebemos que, à medida que uma governamentalidade neoliberal se solidifica no país, há uma intensificação da associação da moradia ao enclausuramento e à financeirização da vida. Assim, defendemos que a publicidade imobiliária atua como um dispositivo biopolítico, que coloniza espaços e formas de vida.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPublicidade imobiliáriapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectBiopolíticapt_BR
dc.titleFormas de ser e habitar na publicidade imobiliária do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5646979660345794pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6777463656092350pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxIn this research we investigate how the city and the life in it are discursivized by real estate advertising. From a Foucauldian perspective, we analyzed approximately 4,000 vertical real estate advertisements for the middle and upper classes that appeared in the newspaper Diario de Pernambuco between 1970 and 2006. Throughout this temporality, some discursive matrices were percieved. The first one is the 'distinction', which materializes in mentioning the location of the property (upscale neighborhoods and proximity to green areas and/or water fronts), specification of the number of rooms materials used in the construction and association between the building and a brand (construction, real estate, real estate). The second matrix is the ‘valuation of private property’, associated with the supposed desire to buy the home and its financing conditions. The third matrix concerns 'isolation/confinement and security', and is related to the feeling of fear in relation to the public space and the exaltation of leisure spaces inside the building. We realize that, as a neoliberal governmentality solidifies in the country, there is an intensification of the association of housing with the confinement and financialization of life. Thus, we defend that real estate advertising acts as a biopolitical dispositive, which colonizes spaces and forms of life.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Marcela Barbosa Lins.pdf8,34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons