Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38355

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBUNZEN JÚNIOR, Clécio dos Santos-
dc.contributor.authorFERREIRA, Cinthia de Oliveira Andrade-
dc.date.accessioned2020-10-16T18:45:29Z-
dc.date.available2020-10-16T18:45:29Z-
dc.date.issued2020-05-12-
dc.identifier.citationFERREIRA, Cinthia de Oliveira Andrade​. Ensino de língua(gem) e a Pedagogia dos Multiletramentos: produção e uso de protótipo. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38355-
dc.descriptionFERREIRA, Cinthia de Oliveira Andrade​​, também é conhecida em citações bibliográficas por: ​ANDRADE, Cinthia de Oliveirapt_BR
dc.description.abstractNo presente trabalho, ancorado no campo da Linguística Aplicada, analisa-se a produção e aplicação de um protótipo didático (cf. ROJO, 2016), que tem como ponto de partida o uso e a reflexão do gênero fanclip por jovens. A pesquisa-ação busca, portanto, apresentar materiais didáticos que possam ajudar a promover o trabalho com a cultura dos fãs, com videoclipes e fanclips, atendendo assim a uma lacuna identificada nos materiais didáticos do PNLD e no currículo prescrito pelo município de Vitória de Santo Antão. Através do trabalho com o protótipo didático, buscamos garantir uma aprendizagem significativa e plural para os(as) estudantes, de modo que sejam capazes de analisar, criticar e posicionar-se reflexivamente nos contextos socioculturais. A pesquisa-ação foi realizada por meio da minha atuação profissional em uma turma do 8º ano G da Escola Municipal 3 de Agosto. No itinerário, que envolveu a produção e uso de um material didático alternativo, fizemos uma revisão bibliográfica fundamentada em autores que refletem sobre os Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014: KLEIMAN, 2001; ROJO, 2009); a Pedagogia dos Multiletramentos do Grupo de Nova Londres (COURTNEY CAZDEN, BILL COPE, MARY KALANTZIS, NORMAN FAIRCLOUGH, JIM GEE, GUNTHER KRESS, ALLAN E CARMEN LUKE, SARA MICHAELS e MARTIN NAKATA, 1996) e a releitura feita por Rojo & Moura (2012) e Rojo & Barbosa (2014, 2015) no contexto brasileiro; os estudos sobre cultura dos fãs (LIMA, 2018), videoclipe e fanclip (VALDELLÓS, 2012; GÓMEZ, 2009; EDMOND, 2012; NOGUEIRA, 2017; MOZDZENSKI, 2012; SOARES, 2013). A metodologia de pesquisa buscou integrar dois processos complexos: (a) elaboração de um material didático e (b) a aplicação e reflexão do protótipo elaborado. O resultado do trabalho desenvolvido, a partir de duas das três unidades didáticas elaboradas para o protótipo digital proposto, pode ser analisado por meio de dois mapas de eventos (GOMES, 2017). Esses mapas revelaram o quão enriquecedor foi propor tarefas e atividades que considerassem os conhecimentos trazidos pelos(as) estudantes e suas práticas situadas para a partir de então mobilizar os princípios da Pedagogia dos Multiletramentos. Esses princípios se fizeram presentes no desenvolvimento de uma proposta que dialogou com o Webcurrículo e conseguiu construir conhecimentos de forma significativa, permitindo que os(as) alunos(as) fossem também protagonistas da sua própria aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogia dos Multiletramentospt_BR
dc.subjectProtótipo didáticopt_BR
dc.subjectWebcurrículopt_BR
dc.titleEnsino de língua(gem) e a Pedagogia dos Multiletramentos : produção e uso de protótipopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7918390346126724pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3757050031013762pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxIn the present work, anchored in the field of Applied Linguistics, we analyze the production and application of a didactic prototype (cf. ROJO, 2016), whose starting point is the use and reflection of the fanclip genre by young people. Therefore, action research seeks to present teaching materials that can help promote work with the culture of fans, with video clips and fanclips, thus addressing a gap identified in the PNLD teaching materials and in the curriculum prescribed by the municipality of Vitória de Santo Antão. Through working with the didactic prototype, we seek to ensure meaningful and plural learning for students, so that they are able to analyze, criticize and reflectively position themselves in socio-cultural contexts. The action research was carried out through my professional performance in a class of 8th grade G at Escola Municipal 3 de Agosto. In the itinerary, which involved the production and use of an alternative teaching material, we carried out a bibliographical review based on authors who reflect on the New Literacy Studies (STREET, 2014: KLEIMAN, 2001; ROJO, 2009); the Pedagogy of the Multiliteracies of the New London Group (COURTNEY CAZDEN, BILL COPE, MARY KALANTZIS, NORMAN FAIRCLOUGH, JIM GEE, GUNTHER KRESS, ALLAN AND CARMEN LUKE, SARA MICHAELS and MARTIN NAKATA, 1996) and the re-reading by Rojo & Moura 2012) and Rojo & Barbosa (2014, 2015) in the Brazilian context; studies on fan culture (LIMA, 2018), video clip and fanclip (VALDELLÓS, 2012; GÓMEZ, 2009; EDMOND, 2012; NOGUEIRA, 2017; MOZDZENSKI, 2012; SOARES, 2013). The research methodology sought to integrate two complex processes: (a) the elaboration of didactic material and (b) the application and reflection of the elaborated prototype. The result of the work developed, based on two of the three didactic units developed for the proposed digital prototype, can be analyzed using two event maps (GOMES, 2017). These maps revealed how enriching it was to propose tasks and activities that considered the knowledge brought by students and their situated practices to, from then on, mobilize the principles of Pedagogy of Multiliteracies. These principles were present in the development of a proposal that dialogued with the Webcurrículo and managed to build knowledge in a meaningful way, allowing students to be protagonists of their own learning.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Cinthia de Oliveira Andrade Ferreira.pdf11,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons