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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Maria Alice Vasconcelos-
dc.contributor.authorPONTES, Maria Débora Fernandes-
dc.date.accessioned2020-10-28T20:14:32Z-
dc.date.available2020-10-28T20:14:32Z-
dc.date.issued2014-12-03-
dc.identifier.citationPONTES, Maria Débora Fernandes. Inspiração e informação: uma análise sobre o papel do designer da indústria criativa de moda na cidade do Recife. 2014. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38461-
dc.description.abstractA presente pesquisa analisa as etapas iniciais do processo de desenvolvimento de produtos de moda-vestuário, buscando identificar como as informações são utilizadas pelo profissional responsável pela criação, o designer. É proposta como questão norteadora: Como os profissionais da Indústria Criativa de Moda conciliam criatividade e inspiração com as informações que lhes são externas, tais como tendências de moda e de mercado, no processo de criação desse setor? Como locus para aplicação da pesquisa, foram selecionadas empresas do setor criativo de Design de Moda (vestuário, calçados e acessórios) na cidade do Recife, sendo os sujeitos os responsáveis diretos pelo desenvolvimento dos produtos. Foi realizada uma pesquisa exploratória-descritiva, com base em dados de natureza qualitativa e quantitativa, levantados a partir de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa objetivou: a) Analisar as fontes de informações mais significativas para as empresas analisadas, bem como os processos, ferramentas e técnicas utilizadas para otimizar o uso dessas informações; b) Verificar a relação entre a informação e o design de produtos nessas empresas, verificando comparativamente os processos desenvolvidos por cada um dos profissionais investigados em relação às metodologias comumente trabalhadas no Design de Moda; c) Levantar diretrizes que viabilizem o aprimoramento do setor no locus da pesquisa, a partir dos depoimentos coletados com os profissionais entrevistados. Os resultados mostram os perfis das empresas e profissionais investigados, além de esclarecer detalhadamente seus processos criativos, uso de técnicas e ferramentas de estímulo à criatividade, no que diz respeito à concepção dos produtos de moda. Foi possível ainda identificar como os designers procedem em relação aos Processo de Design e quais similaridades e distanciamentos podem ser verificados em relação as metodologias propostas pelos teóricos do Design de Moda.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectDesenho de modapt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.titleInspiração e informação : uma análise sobre o papel do designer da indústria criativa de moda na cidade do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8474902416245594pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6818128111009316pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis research analyzes the early stages of the product development process sets and clothing, trying to identify how the information is used by the professional responsible for creating the designer. Is proposed as a guiding question: how the creative industry professionals sets combine creativity and inspiration with the information that they are external, such as fashion trends and market, in the process of creation of this sector? As a locus for application of research, creative sector companies were selected to Design fashion (apparel, footwear and accessories) in the city of Recife, being the subjects responsible for developing the direct products. Was held an exploratory research-descriptive, based on data from qualitative and quantitative nature, raised from semi-structured interviews. The research aimed to: a) analyze the most significant sources of information for the companies analysed, as well as the processes, tools and techniques used to optimize the use of this information; b) verify the relationship between the information and the design of products in these businesses, noting comparatively developed processes for each of the investigated professionals in relation to the methodologies commonly worked in fashion Design; c) Lift guidelines that enable the improvement of the sector in the locus of research, from the testimonies collected with the professionals interviewed. The results show the profiles of companies and professionals investigated, in addition to clarify in detail their creative processes, techniques and tools to foster creativity with regard to product design sets. It was still possible to identify how the designers come in relation to Design process and what similarities and distances can be checked against the methodologies proposed by theorists of Fashion Design.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

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