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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38520
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Reinaldo Alves | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-09T11:42:33Z | - |
dc.date.available | 2020-11-09T11:42:33Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-20 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Reinaldo Alves. Exercício do direito humano à liberdade sexual: a situação dos adolescentes homossexuais privados de liberdade na FUNASE em Garanhuns/PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38520 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo geral: analisar a situação dos adolescentes homossexuais e suas liberdades sexuais dentro do contexto socioeducativo da FUNASE-Garanhuns, sob a óptica dos jovens egressos da aludida Unidade. As categorias analíticas que guiaram o estudo foram: a heteronormatividade, a heterossexualidade compulsória, as relações de poder, a epistemologia do armário, estigmas e homofobia no espaço de privação de liberdade, bem como atuação institucional. As duas primeiras, referem-se à normatização, obrigatoriedade e naturalização da heterossexualidade. As relações de poder ora analisadas derivam das masculinidades hegemônicas e tóxicas, compreendidas como mecanismos que visam validar a dominação masculina em face de grupos considerados subalternos, à exemplo dos homossexuais, inclusive por meio da violência. O “armário” pode ser entendido como um dispositivo de proteção contra os estigmas e a homofobia. Nesse sentido, poderíamos compreender estigma como uma “marca” de desaprovação socialmente que leva à marginalização, ao passo que a homofobia seria uma manifestação odiosa ou violência, das relações sensíveis entre homens, principalmente quando esses homens são apontados como homossexuais ou que se declaram como tais. A pesquisa é de natureza qualitativa e a metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo, no que diz respeito à análise e à interpretação sobre as verbalizações dos interlocutores do estudo. Em relação à coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa. Como principais resultados constatamos que a situação dos adolescentes institucionalizados na FUNASE- Garanhuns é marcada por relações de poder, estigmas e violência física, sexual e simbólica decorrentes da cultura marcadamente heteronormativa, machista e homotransfóbica que, no referido espaço de privação de liberdade, se mostra potencializada. Diante desse contexto, os adolescentes homossexuais utilizam o dispositivo do armário como uma estratégia de resistência. Com isso, os jovens que expressam identidades de gênero e sexualidades diversas das hegemônicas têm, cotidianamente, o direito à liberdade sexual tolhido naquele espaço dito socioeducativo e ressocializador. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Liberdade Sexual | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes Homossexuais | pt_BR |
dc.subject | FUNASE Garanhuns/ PE | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.title | Exercício do direito humano à liberdade sexual : a situação dos adolescentes homossexuais privados de liberdade na FUNASE em Garanhuns/PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4215708173350042 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0515157502980112 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research had as main objective: to analyze the situation of homosexual teenagers and their sexual liberties within the social-educational context of FUNASE-Garanhuns, from the perspective of teenagers who have left the aforementioned unit. The analytic categories who, guided this study were: the heteronormativity, the compulsory heterosexuality, power relations, the closet epistemology, stigmas and homophobia in the space of liberty deprivation. The first two categories are related to the normalization, obligatoriness and naturalization of the heterosexuality. The analyzed power relations are derived from hegemonic and toxic masculinities, understood as mechanisms which aim to validate the male domination in face of groups considered to be subaltern, homosexuals as an example, including through violence. The “closet” can be understood as a protection device against stigmas and homophobia. In this sense, we could comprehend stigma as a “mark” of social disapproval which leads to marginalization, while homophobia would be hateful or violent manifestation, of the sensible relations between men, especially when these men are pointed out as homosexuals or when they declare themselves as. The research is of a qualitative nature and the applied methodology was the Content Analysis, related to the analysis and interpretation of the verbalizations from the researched interlocutors. Regarding data collection, semi-structured interviews will be conducted with the research subjects. As main results, we can highlight that the situation of the institutionalized teenagers at FUNASE-Garanhuns is marked by power relations, stigmas and physical, sexual and symbolical violence, arising from the mainly heteronormative, male chauvinist and homotransphobic culture, which in the referred space of liberty deprivation shows itself as potentialized. Given this context, homosexual teenagers use the closet device as a resistance strategy. With this, the young who express gender identities and sexualities that are different from the hegemonic ones have their right to sexual freedom impaired on a daily basis, in a space which is said to be socio-educational and meant to perform resocialization. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Reinaldo Alves Pereira.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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