Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38530

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorWILNER, Renata-
dc.contributor.authorSILVA, Ronaldo da-
dc.date.accessioned2020-11-09T12:32:11Z-
dc.date.available2020-11-09T12:32:11Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.citationSILVA, Ronaldo da. O grotesco e o político na obra de Rodolfo Mesquita. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38530-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo explorar alguns trabalhos do artista Pernambucano Rodolfo Mesquita e relacioná-lo à estética do grotesco e à política, ou seja, analisando a forma e a temática de certas obras que se encaixam nesse âmbito de estudo, tanto na técnica do desenho quanto na técnica da pintura. Nesse sentido, situamos a produção artística de Rodolfo, além de documentar a trajetória biográfica do artista, com base em fontes orais (entrevistas) e documentais (textos e imagens) coletadas, focando as contribuições deste pintor e ilustrador para a história das artes visuais no Estado de Pernambuco. A análise focaliza em algumas imagens que apresentam como características: deformidades corporais, seres híbridos, corpos mutilados, imagens de soldados, generais com fisionomias inflexíveis, cenas de política na arte. O diálogo com a estética do grotesco se dá de forma bem visível em diversos trabalhos de Rodolfo Mesquita, já que o caricato, o bizarro, o burlesco e o cômico permeiam as fisionomias dos seus personagens. A relação entre arte e política é examinada numa multiplicidade de circunstâncias envolvidas no período do Golpe de Estado no Brasil de 1964-1985 e de alguns aspectos do contexto político internacional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte e políticapt_BR
dc.subjectArte pernambucanapt_BR
dc.subjectGrotescopt_BR
dc.subjectRodolfo Mesquitapt_BR
dc.titleO grotesco e o político na obra de Rodolfo Mesquitapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7646074525904247pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7703938202970878pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to explore some works of the artist from State of Pernambuco, Rodolfo Mesquita, and to relate it with the aesthetics of the grotesque and politics, that is, analyzing the form and the thematic of certain works that fit this scope of study, both in the technique of drawing and painting technique. In this sense, we situate Rodolfo's artistic production in addition to documenting the artist's biographical trajectory, based on oral (interviews) and documentary sources (texts and images) collected, focusing on the contributions of this painter and illustrator to the history of visual arts in Brazil, State of Pernambuco. The analysis focuses on some images that present as characteristics: bodily deformities, hybrid beings, mutilated bodies, images of soldiers, generals with inflexible faces, scenes of politics in art. The dialogue with the aesthetics of the grotesque takes place in a very visible way in several works by Rodolfo Mesquita, since the caricature, the bizarre, the burlesque and the comic permeate the faces of his characters. The relationship between art and politics is examined in a multiplicity of circumstances involved in the 1964-1985 Brazilian Coup d'état period, and in some aspects of the international political context.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ronaldo da Silva.pdf3,2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons