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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38599

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARRUDA, Amilton José Vieira de-
dc.contributor.authorCLEMENTINO, Thamyres Oliveira-
dc.date.accessioned2020-11-10T20:56:25Z-
dc.date.available2020-11-10T20:56:25Z-
dc.date.issued2020-06-29-
dc.identifier.citationCLEMENTINO, Thamyres Oliveira. Modelo para avaliação da Qualidade do Valor Ambiental Percebido: adoção de Aprendizagem de Máquina para auxílio à tomada de decisões estéticas em projetos de embalagens ecologicamente orientadas. 2020. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38599-
dc.description.abstractEsta tese teve como objetivo principal investigar, por meio da percepção visual dos consumidores, a Qualidade do Valor Ambiental Percebido em embalagens ecologicamente orientadas, considerando a correlação entre os aspectos visuais estéticos e a capacidade de influência destes para a avaliação das configurações. Foi abordada a seleção dos aspectos visuais estéticos como responsáveis por evocar interpretações para a comunicação visual acerca do valor ambiental agregado, sendo nesta perspectiva o designer um decisor. A complexidade inerente aos projetos de embalagens, aliada a demanda por expor o valor ambiental demostrou a necessidade de ferramentas que auxiliem o designer a tomar decisões de cunho estético, e que contribuam com o reconhecimento das embalagens ecologicamente orientadas em ambientes de consumo. Para colaborar com a problemática proposta foi desenvolvido um Modelo denominado QVAP, que objetivou disponibilizar informações passíveis de serem consultadas por profissionais de design, a fim de norteá-los mediante recomendações sobre quais modificações estéticas podem ser realizadas para melhoria da comunicação sobre o valor ambiental agregado. Os procedimentos foram norteados pelo método Design Science Research, que direciona a pesquisa a partir de ciclos, sendo o primeiro o Ciclo de Relevância, em que há a contextualização da pesquisa e a descrição do problema e oportunidade, o segundo consiste no Ciclo de Rigor, com procedimentos que visam nutrir o âmbito teórico mediante Revisões de Literatura e Sistemáticas nos campos do conhecimento que dão subsídios para a resolução do problema e por fim o Ciclo de Design, que é subdividido em geração de alternativa e avaliação. O Modelo gerado por meio do método supracitado consistiu em quatro fases, munidas de procedimentos que corroboram para o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo de auxílio a decisão. A Fase 1 consistiu no desenvolvimento de embalagens experimentais pensadas para dar subsídios as avaliações perceptuais sobre a QVAP; A Fase 2 adotou métodos inerentes a área de AM e da Estética Empírica para a coleta de dados com o público; A Fase 3 empregou os dados para o treinamento de modelos preditivos e de interpretação que corroboram para a compreensão da QVAP; e a Fase 4 permitiu o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo que objetivou trazer usabilidade aos resultados de predição mediante consulta sobre a configuração das embalagens, que contribuiu para a tomada de decisões estéticas em projetos de embalagem com teor sustentável a partir de recomendações sobre quais aspectos podem melhorar o projeto. Foram considerados os aspectos que exercem influência positiva para a configuração, auxiliando a comunicação do valor ambiental e os aspectos visuais de influência negativa, que atrapalham essa comunicação. Foi possível comprovar, a partir das respostas fornecidas pelo público, a existência de informações visuais que contribuem para a percepção do valor ambiental, o que permitiu o estabelecimento de critérios estéticos para a QVAP, bem como a pertinência do uso destas informações para o desenvolvimento de soluções atreladas a AM, capazes de nortear as decisões no âmbito projetual.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesign de Embalagempt_BR
dc.subjectEstética da Sustentabilidadept_BR
dc.subjectQualidade do Valor Ambiental Percebido – QVAPpt_BR
dc.subjectTomada de Decisãopt_BR
dc.subjectAprendizagem de Máquinapt_BR
dc.titleModelo para avaliação da Qualidade do Valor Ambiental Percebido : adoção de Aprendizagem de Máquina para auxílio à tomada de decisões estéticas em projetos de embalagens ecologicamente orientadaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Itamar Ferreira da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7207288359171040pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9138096051015150pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis thesis had as main objective to investigate, through the visual perception of the consumers, the Perceived Environmental Visual Quality in ecologically oriented packaging, considering the correlation between the aesthetic visual aspects and their influence capacity for the evaluation of the configurations. The selection of aesthetic visual aspects was approached as responsible for evoking interpretations for visual communication about the added environmental value. In this perspective, the designer is a decision maker. The inherent complexity of packaging projects, combined with the demand to expose the environmental value, demonstrated the need for tools that help the designer to make aesthetic decisions, and that contribute to the recognition of ecologically oriented packaging in consumer environments. To collaborate with the proposed problem, a Model called QVAP was developed, which aimed to provide information that can be consulted by design professionals, in order to guide them through recommendations on what modifications can be made to improve communication on the added environmental value. The procedures were guided by the Design Science Research method, which directs research based on cycles, the first being the Relevance Cycle, in which the research is contextualized and the problem and opportunity are described, the second consists of the Rigor Cycle, with procedures that aim to nourish the theoretical scope through Literature and Systematic Reviews in the fields of knowledge that provide support for solving the problem and finally the Design Cycle, which is subdivided into Alternative Generation and Evaluation. The Model generated by the aforementioned method consisted of four phases, equipped with procedures that corroborate for the development of a prototype of a decision aid application. Phase 1 consisted of developing experimental packages designed to support the perceptual assessments of QVAP; Phase 2 adopted methods inherent to the area of ML and Empirical Aesthetics to collect data from the public; Phase 3 used such data to train predictive and interpretation models that corroborate the understanding of the QVAP; and Phase 4 allowed the development of an application prototype that aimed to bring usability to the prediction results through consultation on the packaging configuration, which contributed to the aesthetic decision making in packaging projects with sustainable content based on recommendations on which aspects can improve the project. The aspects that have a positive influence on the configuration were considered, helping to communicate the environmental value and the visual aspects of negative influence, which hinder this communication. It was possible to prove, from the answers provided by the public, the existence of visual information that contributes to the perception of environmental value, which allowed the establishment of aesthetic criteria for QVAP, as well as the relevance of using this information for the development of ML-based solutions, capable of guiding decisions in the project scope.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7437181641061519pt_BR
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