Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38602
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Gustavo Gomes da Costa | - |
dc.contributor.author | GAMEIRO, Thiago Gabriel Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-10T21:38:32Z | - |
dc.date.available | 2020-11-10T21:38:32Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-06 | - |
dc.identifier.citation | GAMEIRO, Thiago Gabriel Silva. Construindo cidadania na escola: uma descrição a partir das práticas naturalizadas no ensino fundamental. 2020. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38602 | - |
dc.description.abstract | A presente tese analisa a construção da cidadania através da escolarização básica e obrigatória no Brasil. Discutem-se algumas das principais perspectivas teóricas sobre o tema (MARSHALL, 1967; PETTIT, 1997, 2010; RAWLS, 2003, 2009; ARENDT, 1998, 2016a; HABERMAS, 1997, 2000; PATEMAN, 1992; FREIRE, 2017, 2018; DAGNINO, 1994, 2004; BENEVIDES, 1991), reconhecendo que ele não é unívoco, como, muitas vezes, é (sub)entendido, e cujos significados são incorporados à luta política, enquanto um “significante vazio” (LACLAU, 2011). O objetivo geral da investigação é a análise da construção da cidadania das(os) estudantes de uma escola pública, a partir, em especial, da observação – realizada no segundo semestre de 2018 – das práticas vivenciadas no cotidiano da instituição, tendo como pressuposto preliminar que essas práticas repercutem na naturalização da cidadania daqueles sujeitos. O estudo foi realizado com estudantes do ensino fundamental (com o foco no 3º ano), em uma escola localizada no município de Jaboatão dos Guararapes, estado de Pernambuco. Com vistas ao aprofundamento naquele objetivo, foram aplicadas a análise documental; o método etnográfico com observação direta; juntamente com a técnica de grupo focal, empregada com o intuito de analisar de que forma a cidadania é vivenciada e naturalizada, via escolarização, na maneira como as(os) estudantes enxergam a realidade. De nossa investigação, pudemos compreender que a construção da cidadania na escola não se limita às(aos) estudantes, incidindo em toda a comunidade escolar. Também pudemos identificar a noção de “cidadania (com)passiva” emergindo da análise do campo, a qual imiscui, por um lado, benevolência e amor piedoso, fortalecendo a dignidade de alguns sujeitos, enquanto, por outro lado, reforça a passividade na forma dominante como a cidadania se naturaliza na escola. Desta feita, depreende-se que esse processo sofre influências das práticas naturalizadas na instituição, mas de maneira contraditória, distanciando-se, em certa medida, de análises pautadas em frequente maniqueísmo pessimismo/otimismo, as quais, muitas vezes, partem de modelos elaborados em outros contextos, enviesando a análise. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Socialização | pt_BR |
dc.title | Construindo cidadania na escola : uma descrição a partir das práticas naturalizadas no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0094410144656473 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1079009723623586 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Sociologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis analyzes the construction of citizenship through basic and compulsory schooling in Brazil. It is discussed some of the main theoretical perspectives on the theme (MARSHALL, 1967; PETTIT, 1997, 2010; RAWLS, 2003, 2009; ARENDT, 1998, 2016a; HABERMAS, 1997, 2000; PATEMAN, 1992; FREIRE, 2017, 2018; DAGNINO, 1994, 2004; BENEVIDES, 1991), recognizing that it is not univocal, as it is often implied, and whose meanings are incorporated into the political struggle, as an “empty signifier” (LACLAU, 2011). The general objective of the investigation is to analyze the construction of student’s citizenship on a public elementary school, based, in particular, on the observation – carried out in the second semester of 2018 – of the practices experienced in the daily life of the institution, having as a preliminary assumption that these practices impact on the naturalization of citizenship of those subjects. The study was undergone with students of an elementary school (focusing on students of the 3rd year), located in the city of Jaboatão dos Guararapes, state of Pernambuco. In order to deepen that objective, the thesis applied the document analysis; the ethnographic method with direct observation; together with the focal group technique, applied to grasp how citizenship is experienced and naturalized at school and how citizenship affects the way students see reality. From the investigation, it was possible to understand that the construction of citizenship at school is not limited to students, affecting the entire school community. It was also identified the notion of a “compassionate citizenship” emerging from the analysis of the field, that conception imbibes, on one hand, benevolence and godly love, by strengthening the dignity of some subjects, while, on the other hand, reinforces passivity in the dominant form how citizenship is naturalized at the school. Therefore, it appears that this process is influenced by practices naturalized in the institution, but in a contradictory manner, distancing itself, to a certain extent, from analyzes based on frequent Manichaeism, pessimism/optimism, which often start from models elaborated in other contexts, biasing the analysis. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Sociologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Thiago Gabriel Silva Gameiro.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons