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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38607

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Maria Luiza Lopes Timóteo de-
dc.contributor.authorSILVA, Vanessa Maria da-
dc.date.accessioned2020-11-11T14:03:06Z-
dc.date.available2020-11-11T14:03:06Z-
dc.date.issued2019-08-21-
dc.identifier.citationSILVA, Vanessa Maria da. Validação de indicadores para avaliação do programa de conservação auditiva. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38607-
dc.description.abstractIndicadores possuem a propriedade de descrever fenômenos e servem como ferramenta para avaliação, através dos quais se podem constatar, estimar e autorregular os resultados de uma intervenção, sinalizando divergências com os padrões desejáveis para uma implantação eficaz. A pesquisa teve por objetivo validar indicadores e parâmetros para avaliação do Programa de Conservação Auditiva. Trata-se de uma pesquisa metodológica que visou à validação de conteúdo e aparência de uma matriz de análise e julgamento do Programa de Conservação Auditiva pela aplicação do método Delphi, bem como a validação semântica de um Instrumento de Avaliação do programa seguindo os procedimentos adotados pelo grupo europeu DISABKIDS®. Participaram deste estudo 20 fonoaudiólogos, os quais responderam aos questionários de validação. As respostas foram analisadas mediante estatística descritiva e análise de conteúdo temática. Foram estabelecidos índices de validade de conteúdo por item (I-IVC) e por nível de escala (S-IVC), bem como níveis de concordância absoluta e dados qualitativos. Dos 64 itens submetidos a validação, dois não foram considerados pertinentes, a saber, “Existência de Declaração de ciência de perda auditiva” (I-CVI=0,60) e “Existência de via de Atestado de Saúde Ocupacional” (I-CVI=0,70). O conjunto de itens foi considerado representativo (S-IVC=0,99). Os dados obtidos resultaram na construção de um instrumento de avaliação do Programa de Conservação Auditiva, o qual foi considerado válido semanticamente. Os indicadores levantados atendem e representam as funções de qualidade, controle e acompanhamento do Programa de Conservação Auditiva, auxiliando os gestores no exercer de suas funções e subsidiando a construção de instrumentos avaliativos válidos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudos de validaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação de programapt_BR
dc.subjectPerda auditiva induzida por ruídopt_BR
dc.titleValidação de indicadores para avaliação do programa de conservação auditivapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9363518471680410pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8312532414602580pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Comunicacao Humanapt_BR
dc.description.abstractxIndicators have the property of describing phenomena and serve as a tool for evaluation, through which they can verify, estimate and self-regulate the results of an intervention, signaling divergences with the desired standards for effective implementation. The research aimed to validate indicators and parameters for evaluation of the Hearing Conservation Program. This is a methodological research that aimed to validate the content and appearance of an analysis and judgment matrix of the Hearing Conservation Program by applying the Delphi method, as well as the semantic validation of a Program Assessment Instrument following the procedures adopted by the European group DISABKIDS®. Twenty speech therapists participated in this study, who answered the validation questionnaires. The answers were analyzed using descriptive statistics and thematic content analysis. Content validity indices per item (I-IVC) and scale level (S-IVC) were established, as well as absolute agreement levels and qualitative data. Of the 64 items submitted for validation, two were not considered pertinent, namely, “Existence of Hearing Loss Science Statement” (I-CVI = 0.60) and “Existence of Occupational Health Certificate” (I-CVI = 0.70). The set of items was considered representative (S-IVC = 0.99). The data obtained resulted in the construction of an assessment instrument of the Hearing Conservation Program, which was considered semantically valid. The indicators raised meet and represent the quality, control and monitoring functions of the Hearing Conservation Program, helping managers to perform their duties and subsidizing the construction of valid assessment instruments.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana

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