Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38623
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, André dos Santos | - |
dc.contributor.author | FLORÊNCIO JÚNIOR, Públio Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T19:27:57Z | - |
dc.date.available | 2020-11-12T19:27:57Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-28 | - |
dc.identifier.citation | FLORÊNCIO JÚNIOR, Públio Gomes. Atividade física e funções executivas de crianças: efeito agudo da atividade física com engajamento cognitivo na memória de trabalho e no controle inibitório de crianças. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38623 | - |
dc.description.abstract | O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito agudo de uma sessão de atividade física com engajamento cognitivo na memória de trabalho e no controle inibitório de crianças. Trata-se de um estudo controlado e randomizado com abordagem quantitativa do tipo Cross over. Foram recrutadas 33 crianças (com idade entre 8 e 10 anos) de ambos os sexos que foram submetidas à duas sessões experimentais: 1) Sessão jogo com duração de 25 min. baseada no Futsal; e Sessão controle que consistiu de 25 min de repouso em uma sala. Foram aplicados imediatamente antes e após as sessões o Digit Span e o Stroop Test para avaliar a memória de trabalho e o controle inibitório respectivamente. As equações de estimativas generalizadas (GEE) foram utilizadas para verificar a interação entre tempo e intervenções. Após a sessão jogo, as crianças apresentaram melhora significativa, com tamanho do efeito médio na acurácia da fase incongruente (p = 0,008; d = 0,63) do Stroop Test e menor tempo para resposta em comparação à condição controle (p = 0,029). Não foi encontrada melhora significativa na fase complexa do Digit Span. Em conclusão, a atividade física com engajamento cognitivo teve efeito sobre o controle inibitório de crianças de uma escola primária. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Exercício | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Funções executivas | pt_BR |
dc.title | Atividade física e funções executivas de crianças : efeito agudo da atividade física com engajamento cognitivo na memória de trabalho e no controle inibitório de crianças | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4331927981442962 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9846819271734920 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Fisica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The aim of this study was to evaluate the acute effect of a cognitive-engaging physical activity session on working memory and inhibitory control in children. This is a randomized controlled trial with a quantitative Cross over approach. We recruited 33 children (aged 8 to 10 years) of both sexes who underwent two experimental sessions: 1) Game session lasting 15 min. Futsal based; and Control session that consisted of 15 min rest in a room. Immediately before and after the sessions were applied the Digit Span and Stroop Test to evaluate working memory and inhibitory control respectively. The generalized estimation equations (GEE) were used to verify the interaction between time and interventions. After the game session, children showed significant improvement, with average effect size on the incongruent phase accuracy (p = 0,008; d = 0,63) of the Stroop Test and shorter response time compared to the control condition (p = 0,029). No significant improvement was found in the complex phase of Digit Span. In conclusion, physical activity with cognitive engagement had an effect on inhibitory control of children in an elementary school. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Públio Gomes Florêncio Júnior.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons