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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38666

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro de-
dc.contributor.authorSANTOS, Zailde Carvalho dos-
dc.date.accessioned2020-11-16T20:15:30Z-
dc.date.available2020-11-16T20:15:30Z-
dc.date.issued2020-03-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Zailde Carvalho dos. Tecnologia educacional sobre hanseníase para professores do Ensino Fundamental. 2020. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38666-
dc.description.abstractA Hanseníase é uma doença milenar ainda presente em alguns países da Ásia e América do Sul. Em 2018 foram detectados 208.641 casos novos de hanseníase no mundo, e destes 79,6% (166.011) estavam concentrados em três países: Índia, Brasil e Indonésia (OMS, 2020). Nas Américas o Brasil ocupa o primeiro lugar com 98,8% (28.660) dos casos, e segundo no ranking mundial em número absoluto de casos (WHO, 2019). A educação em saúde deve ser encarada como uma prática transformadora que precisa permear todas as ações de controle da doença e para isso as tecnologias digitais de informação e comunicação largamente utilizadas no cotidiano das pessoas, são importantes ferramentas de disseminação de informações. O estudo objetivou descrever o processo de construção e validação de tecnologia educacional Infohansen para professores do ensino fundamental. Pesquisa metodológica desenvolvida em cinco momentos: espacialização dos casos de Hanseníase, realização dos Círculos de Cultura, construção de tecnologia educacional, validação da tecnologia e análise dos dados. A técnica de geoprocessamento utilizou o estimador de densidade Kernel para identificar áreas de concentração de casos na área urbana de Vitória de Santo Antão-PE. Professores de escolas dessa área participaram de Círculos de Cultura, como abordagem de ensino sobre hanseníase. A partir do entrelace dos conhecimentos populares e científicos os professores escolheram e construíram uma tecnologia digital para a divulgação de informações sobre a doença. A tecnologia foi avaliada por 12 juízes: 7 especialistas da área da saúde para validação de conteúdo e 5 especialistas da educação, estes últimos como representantes da população alvo para validação semântica ou de face. Na análise da tecnologia calculou-se o Índice de Validade de Concordância (I-CVI) e o Índice de Validade de Conteúdo em Nível de Escala (S-CVI), para verificar a concordância fez-se o teste binomial. Na avaliação de face dos 39 itens, dois não alcançaram a proporção de relevância dos juízes do público alvo, e foram reelaborados. Os resultados mostraram que os juízes consideraram a relevância da tecnologia digital Infohansen, como instrumento na ampliação do conhecimento sobre a Hanseníase, e na formação de multiplicadores em um processo dinâmico e interativo. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos-UFPE sob o CAEE nº 81064017.2.0000.5208.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHanseníasept_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectPromoção da Saúde Escolarpt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.titleTecnologia educacional sobre hanseníase para professores do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARAÚJO, Ednaldo Cavalcante de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4391789405077325pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1138326761013745pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxLeprosy is an ancient disease still present in some countries in Asia and South America. In 2018, 208,641 new cases of leprosy were detected in the world, and of these 79.6% (166,011) were concentrated in three countries: India, Brazil and Indonesia (WHO, 2020). In the Americas, Brazil ranks first with 98.8% (28,660) of cases, and second in the world ranking in absolute number of cases (WHO, 2019). Health education should be seen as a transformative practice that needs to permeate all disease control actions and for this, digital information and communication technologies widely used in people's daily lives are important tools for the dissemination of information. The study aimed to describe the process of construction and validation of Infohansen educational technology for elementary school teachers. Methodological research developed in five moments: spatialization of leprosy cases, realization of Culture Circles, construction of educational technology, technology validation and data analysis. The geoprocessing technique used the Kernel density estimator to identify areas of concentration of cases in the urban area of Vitória de Santo Antão-PE. School teachers in this area participated in Culture Circles, as a teaching approach to leprosy. Based on the interweaving of popular and scientific knowledge, teachers chose and built digital technology for the dissemination of information about the disease. The technology was evaluated by 12 judges, 7 health specialists for content validation and 5 education representatives representing the target population for semantic or face validation. In the technology analysis, the Concordance Validity Index (I-CVI) and the Scale-Level Content Validity Index (S-CVI) were calculated, to verify the agreement, the binomial test was performed. In the face assessment of the 39 items, two did not reach the proportion of relevance of the judges of the target audience, and were reworked. The results showed that the judges considered the relevance of Infohansen digital technology, as an instrument in the expansion of knowledge about Hansen's disease, and in the formation of multipliers in a dynamic and interactive process. This research was approved by the Research Ethics Committee Involving Human Beings-UFPE under CAEE nº 81064017.2.0000.5208.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7392652886296731pt_BR
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