Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38702
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Vilma Maria Villarouco | - |
dc.contributor.author | PAIVA, Robson de | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-19T20:02:07Z | - |
dc.date.available | 2020-11-19T20:02:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-27 | - |
dc.identifier.citation | PAIVA, Robson de. Respostas perceptivas e fisiológicas de estudantes do Ensino Médio antes e após um teste físico em quadras de esportes termicamente distintas. 2019. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38702 | - |
dc.description | SANTOS, Vilma Maria Villarouco, também é conhecida em citações bibliográficas por: VILLAROUCO, Vilma | pt_BR |
dc.description.abstract | A Ergonomia tem característica interdisciplinar, usa conceitos de saúde, anatomia, fisiologia, psicologia, linguística, bem como da arquitetura e antropometria. Já a Ergonomia do Ambiente Construído ultrapassa as questões arquitetônicas, priorizando a adaptação do espaço e a atividade que nele será desenvolvida. O ambiente escolar quando relacionado ao conforto ambiental, nota-se que muitas escolas públicas ainda não possuem uma configuração ideal. Quando se trata de conforto térmico, existem escolas que colocam em riscos à saúde física dos estudantes, facilitando o aparecimento de doenças térmicas brandas. O objetivo desse estudo foi comparar as respostas perceptivas e fisiológicas de estudantes do ensino médio, obtidas em duas quadras de esportes de configurações e características térmicas distintas, antes e após o teste de corrida de 1.600m. Trata-se de um estudo multicasos, observacional, descritivo, de caráter experimental, com abordagem qualitativa baseado na ergonomia do ambiente construído. Na quadra coberta, o limite de tolerância não foi ultrapassado, tendo a temperatura mínima e máxima registrada em 27.2ºC e 27.8ºC, sendo permitidas atividades pesadas, como testes físicos, atividades moderadas e aulas práticas de Educação Física. Já na quadra descoberta verificou-se que o limite de tolerância foi ultrapassado, com a temperatura mínima e máxima registrada em 30.3ºC e 34ºC, não sendo permitidas atividades como testes físicos e principalmente aulas práticas de Educação Física. Essas respostas sinalizam um grande risco à saúde dos estudantes, apresentando uma facilidade às doenças térmicas brandas. A Umidade Relativa do Ar (URA) mostrou condições favoráveis para a prática de atividades físicas nas duas quadras. A percepção térmica dos estudantes em relação à quadra descoberta foi de um ambiente quente e desconfortável, enquanto a quadra coberta, um ambiente ligeiramente morno, mas confortável. Quanto ao efeito da termografia, mostrou diferença não significativa na temperatura da pele (Tpele) em ambas as quadras, no entanto, não foi identificados riscos à saúde dos estudantes. Em relação ao desempenho da Aptidão Cardiorrespiratória (ACR), os estudantes alcançaram um excelente desempenho só na quadra coberta. De maneira geral, os resultados indicam a necessidade de ajustes, principalmente na quadra descoberta, a fim de contribuir em prol de um ambiente confortável termicamente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ergonomia | pt_BR |
dc.subject | Ergonomia do Ambiente Construído | pt_BR |
dc.subject | Conforto térmico | pt_BR |
dc.subject | Termografia | pt_BR |
dc.title | Respostas perceptivas e fisiológicas de estudantes do Ensino Médio antes e após um teste físico em quadras de esportes termicamente distintas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1565750554603187 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3582673275818085 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Ergonomia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Ergonomics has an interdisciplinary characteristic, uses concepts of health, anatomy, physiology, psychology, linguistics, as well as architecture, anthropometry, however the ergonomics of the built environment go beyond architectural issues, prioritizing adaptability and conformity of space to tasks and activities that will develop in it. In the case of a school environment related to environmental comfort, it is clear that many public schools do not yet have an ideal configuration. When it comes to thermal comfort, some schools present risks to students' physical health, facilitating the appearance of mild thermal illnesses. The aim of this study was to compare the perceptual and physiological responses of high school students, obtained in two sports courts with different configurations and thermal characteristics, before and after the 1,600m running test. This is a multi-case, observational, descriptive, experimental study, with a qualitative approach based on the ergonomics of the built environment. It was found that in the indoor court, the tolerance limit was not exceeded, with the minimum and maximum temperature recorded at 27.2ºC and 27.8ºC, with heavy activities, such as physical tests and moderate activities, such as practical Physical Education classes being allowed . In the open court, it was found that the tolerance limit was exceeded, with the minimum and maximum temperature recorded at 30.3ºC and 34ºC, activities such as physical tests and mainly Physical Education practical classes are not allowed. These responses signal a great risk to the students' health, presenting an easiness to mild thermal diseases. The Relative Humidity of the Air (URA) presented favorable conditions for the practice of physical activities in the two blocks. The students' thermal perception of the open court was a warm and uncomfortable environment, while the indoor court, a slightly warm but comfortable environment. As for the thermography effect, it showed no significant difference in skin temperature (skin) in both courts, however, health risks were not identified in relation to mild thermal diseases, when associated with skin. Regarding the performance of Cardiorespiratory Fitness (ACR), students achieved an excellent performance only on the indoor court. In general, the results indicate the need for adjustments, especially in the open court, in order to contribute to a thermally comfortable environment. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ergonomia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Robson de Paiva.pdf | 11,58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons