Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38708

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMEDRADO, Benedito-
dc.contributor.authorCORRÊA, Tiago Matheus-
dc.date.accessioned2020-11-19T20:49:04Z-
dc.date.available2020-11-19T20:49:04Z-
dc.date.issued2020-04-01-
dc.identifier.citationCORRÊA, Tiago Matheus. Escuta psicológica a meninas e mulheres em situação de violência sexual: narrativas entre inteligibilidades, ética e jogos de poder. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38708-
dc.description.abstractA tese tem como objetivo principal propor um conjunto de reflexões críticas sobre a escuta psicológica a meninas adolescentes e mulheres em situação de violência sexual. Inicialmente, oferece uma revisão conceitual a partir de uma matriz teórico-conceitual foucaultiana sobre a noção de escuta psicológica. Em seguida, situa a produção científica brasileira sobre escuta psicológica especificamente a pessoas em situação de violência sexual no panorama histórico do enfrentamento a essa forma de violência e das políticas públicas voltadas para assistência à saúde das vítimas. Dialogou-se com 17 artigos, 04 dissertações e 03 teses encontrados na SciELO, BVS-Psi e BDTD. Na sequência, descreve o exercício de reflexão colaborativa realizado entre o autor e seus quatro colegas, todos atuando como psicólogos no Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, referência na assistência à saúde de meninas e mulheres em situação de violência sexual no estado de Pernambuco. Esse exercício foi realizado com base na Metodologia de Produções Narrativas de Marcel Balasch e Marisela Montenegro (2003) por meio da qual conversas entre pares, baseadas na informalidade e na afetuosidade, foram transformadas em narrativas de como cada um/a desses/as profissionais relatava sua escuta às pacientes do serviço. Às quatro narrativas, apresentadas na íntegra, seguem três pequenos ensaios ou provocações disparadas no processo da produção daquelas: 1º) discute as matrizes de inteligibilidades da escuta a pessoas em situação de violência sexual, distinguindo entre a jurídica e a terapêutica; 2º) indaga a ética das noções de autonomia, consentimento, risco/vulnerabilidade, apontando-as como forma de governo da violência sexual no processo da escuta; 3º) avalia os jogos de poder envolvidos na escuta psicológica a partir de suas múltiplas dimensões em intersecção (raça, classe, gênero, sexualidade etc.). Espera-se assim contribuir para a produção de conhecimento crítico em psicologia e o exercício ético e político da profissão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectEscuta (Psicologia)pt_BR
dc.subjectCrime sexualpt_BR
dc.subjectMeninaspt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.titleEscuta psicológica a meninas e mulheres em situação de violência sexual : narrativas entre inteligibilidades, ética e jogos de poderpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8535488485554183pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3188365001747186pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of the thesis is to propose a set of critical reflections on psychological listening to adolescent girls and women who survived sexual assault. Initially, it offers a conceptual review of the notion of psychological listening based on a foucaultian theoretical-conceptual matrix. Then, it places the brazilian scientific production on psychological listening specifically to people who survived sexual assault in the historical panorama of this form of violence and public policies aimed at their victims: 17 articles, 04 dissertations and 03 theses found in SciELO, BVS-PSI and BDTD were analyzed. Then, it describes the exercise of collaborative reflection carried out between the author and his colleagues, all working as psychologists in a specialized health care service for girls and women who survived sexual assault in Pernambuco, Brazil. This exercise was carried out based on the Methodology of Narrative Productions (MPN) by Marcel Balasch and Marisela Montenegro (2003) through which conversations between peers, based on informality and affection, were transformed into narratives of how each of them professionals reported their listening to the patients of the service. The narratives, presented in full, were linked to the elaboration of three small essays or provocations triggered in the process of producing of those: 1st) it discusses the intelligibility matrices of listening to people who suffered sexual assault, distinguishing between the legal and the therapeutic; 2nd) asks the ethics of the notions of consent, autonomy, risk/vulnerability as ways of governing sexuality that are at stake to define sexual violence in the listening process; 3rd) evaluates the power games envolved in psychological listening from multiple intersecting dimensions (race, class, gender, sexuality, etc.). Thus, it is hoped to contribute to the production of critical knowledge in psychology and to the ethical and political exercise of the profession facing all forms of oppression and violence.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Tiago Matheus Corrêa.pdf1,52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons